Como o Home Broker pode ajudar você a negociar na bolsa?

Você sempre teve curiosidade de mexer com renda variável na bolsa de valores, mas não faz a mínima ideia de como isso é possível? Sabia que um Home Broker pode facilitar bastante a vida dos investidores?

Via de regra, o Home Broker funciona como um elo de comunicação entre a instituição financeira emissora, a bolsa de valores e os investidores. O sistema fornece informações eficientes para negociar diversos produtos de renda variável via internet.

Para que entenda de investimentos em ações, é primordial que saiba mexer em um Home Broker. Sendo assim, acompanhe a leitura e entenda como funciona essa ferramenta!

Como essa plataforma funciona na prática?

Depois de fazer o cadastro em uma corretora de valores e realizar todos os procedimentos solicitados, você acessará a plataforma do Home Broker. O desenvolvimento e a customização ficam por conta da corretora, de modo que tenha ferramentas mais complexas dependendo do caso.

De maneira geral, o Home Broker permite que você veja as cotações em tempo real, confira o book de ofertas dos preços, compra e venda ações, acompanhe as ordens direcionadas ao mercado, controle os seus dados financeiros, entre outras funcionalidades. Existem corretoras que também disponibilizam funções extras como notícias relevantes do mercado financeiro, análises gráficas dos ativos e recomendações de especialistas.

Se quiser comprar uma ação, por exemplo, digite o código com quatro letras + o número correspondente ao tipo, sendo o 3 para ordinárias, entre 4 e 8 para preferenciais e 11 para units. Depois disso, coloque o preço e o volume de papéis que deseja, lembrando que o lote padrão é de 100 unidades, mas você pode comprar menos que isso ao acrescentar a letra F depois do código.

Quais são as principais vantagens?

Sem dúvidas, a primeira grande vantagem de utilizar o Home Broker é a agilidade do processo, pois, ao contrário de entrar em contato com a mesa de operações, você tem a autonomia para fazer suas próprias aquisições. Tendo em vista que vivemos em um cotidiano atarefado, ganhar tempo é a melhor escolha para cuidar bem do dinheiro.

A comodidade também é um fator interessante, já que as corretoras costumam disponibilizar uma versão otimizada para dispositivos móveis, o que facilita na hora de acessar sua carteira de investimentos. Em qualquer lugar com sinal de internet você pode comprar e vender papéis, algo que seria inimaginável há 30 anos se analisarmos a fundo.

O painel do Home Broker costuma ser intuitivo também, deixando os dados bem direcionados para que os investidores não se percam e saibam exatamente o que querem. Além disso, por meio dessa plataforma é possível potencializar a sua diversificação de portfólio na renda variável, afinal, há várias alternativas de negociações que pode optar.

O que é possível negociar no Home Broker?

Agora que você já tem uma noção prévia do que é e como funciona o Home Broker, talvez esteja na curiosidade de saber quais são os papéis disponíveis para negociação na plataforma, certo? Pois bem, veja abaixo as mais variadas formas de ganhar dinheiro com a renda variável por meio do Home Broker.

Ações

É uma parte do capital social das empresas que dá a chance aos investidores de serem sócios com direito ao voto (ações ordinárias), terem preferência no recebimento de dividendos (ações preferenciais) ou desfrutarem dos 2 mundos (ações units). É formada por um código e um número, tal como MGLU3 (Magazine Luiza), SEER3 (Ser Educacional), TAEE11 (Taesa), RCSL4 (Recrusul) e assim por diante.

Mercado futuro

Embora não exista tecnologia ainda para atravessar o universo quântico e viajar no tempo como os Vingadores, você pode utilizar seus conhecimentos financeiros para indicar um ponto de valorização dos papéis daqui alguns dias, semanas ou meses. Esse tipo de negociação serve para operar contratos de dólar, índices de mercado e commodities, como boi gordo, milho, soja, café, açúcar etc.

Opções

No mercado de derivativos da bolsa temos as opções, que consistem em contratos que dão o direito de compra e venda, respeitando prazos pré-determinados. Basicamente, o objetivo é investir na alta ou na queda de um papel em um período específico, tendo como características o código da ação com mais uma letra em relação ao mês de vencimento e os preços trabalhados na casa dos centavos.

Fundos de investimento

Assim como há em um prédio o síndico para gerenciar os interesses dos moradores, os fundos de investimento são focados na figura do administrador, que escolhe os melhores ativos para investir.

O objetivo é deixar o seu dinheiro por conta do fundo, de modo que alguém administre. Com isso, você tenha a rentabilidade conforme a estratégia escolhida em detrimento aos riscos aplicados à operação.

Quais são as melhores dicas para escolher e usar um Home Broker?

Antes de digitar qualquer coisa no Home Broker é preciso que você estude bastante sobre o mercado financeiro. Afinal, qualquer movimento errado pode custar uma verdadeira dor de cabeça em matéria de dinheiro.

Leia muitos artigos sobre finanças, escute podcasts, veja vídeos com dicas de investimento e consuma materiais ricos a respeito da renda variável, pois isso blindará você contra possíveis gafes.

Depois dessa bateria de estudos, pesquise pelas melhores corretoras do mercado e o tipo de Home Broker que oferecem. Pois, conforme a sua estratégia de investimento, você precisará de mais ou menos funções disponíveis.

Os traders, por exemplo, costumam focar em plataformas com tempo de resposta rápido e boa estabilidade, porque eles precisam tomar decisões ágeis em segundos.

É fundamental ressaltarmos também que é preciso proteger os seus dados pessoais. Afinal de contas, você está lidando com valores monetários e isso exige um bom antivírus no dispositivo.

Tão importante quanto a proteção é a conexão utilizada. Isso ajuda a negociar de forma veloz na bolsa de valores e, com isso, investir nos momentos certos de compra e venda.

Para concluirmos, teste as diversas plataformas de Home Broker para que você se familiarize com as funções disponíveis. Assim, ficará bem mais fácil na hora de negociar de verdade.

Se você gostou deste assunto e deseja obter mais informações, então acompanhe agora mesmo o nosso calendário e fique por dentro dos principais eventos da área de investimentos!