Notícias que impactam suas ações e investimentos!

Indefinição na reforma da Previdência e na disputa comercial EUA-China derruba Ibovespa e faz dólar comercial subir

SpaceCast - Ouça esta matéria clicando abaixo:

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira derreteu na sessão de hoje. No final do pregão desta segunda-feira (07), a queda foi de 1,93% e 100.572,77 pontos.

Dólar

O dólar, em contraste, terminou o dia com alta de 1,173%, cotado a R$ 4,10.

Veja os principais acontecimentos que influenciaram as performances:

Ibovespa derrete com política interna

Reforma da Previdência

No meio da tarde, o Ibovespa acentuou a queda após crescer a possibilidade de a votação do segundo turno da reforma da Previdência ser adiada. Inicialmente prevista para o dia 15, a votação pode ocorrer uma semana depois.

Enquanto isso, senadores pressionam para obter uma parte das receitas do leilão dos campos do pré-sal na cessão onerosa. As dificuldades do governo em manter a economia com a Previdência preocupa os investidores, especialmente os externos, que seguem tirando recursos da Bovespa neste mês, com a saída já chegando a R$ 4,3 bilhões em apenas três dias.

Além disso, outra especulação que chamou atenção foi a de que o Ministro da Economia, Paulo Guedes, poderá sair do governo em fevereiro do ano que vem. As informações são do jornal O Dia.

Estados Unidos e China

Ao longo da semana, os mercados devem voltar suas atenções para possíveis negociações entre Estados Unidos e China. Na quinta-feira (10), portanto, as negociações entre as duas potências devem ser retomadas.

Discurso Fed

Hoje, às 14h (horário de Brasília), o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, fez um discurso que não deu qualquer pista sobre a política monetária dos EUA.

Mudança no FGTS

Segundo a XP Investimentos e o O Globo, Guedes quer promover uma reformulação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A ideia é quebrar o monopólio da Caixa como única operadora do FGTS permitindo, assim, que bancos privados possam dar acesso ao benefício.

Ibovespa acentua queda com Brexit

No último domingo (06), o secretário do Brexit, Stephen Barclay, afirmou que o Reino Unido está aberto a certa flexibilidade do mecanismo que irá permitir que parlamentares da Irlanda do Norte decidam se a província britânica continua em alinhamento regulatório com a União Europeia, como, portanto, estabelecido nas propostas mais recentes de Londres para o Brexit.

A Fronteira de 500 quilômetros entre a Irlanda do Norte e a Irlanda, membro da União Europeia e, dessa forma, será a única fronteira terrestre do Reino Unido com o bloco após o Brexit, se tornou o maior ponto de atrito nas negociações do Brexit.

 
Quer investir em ações? Na XP Investimentos, é online, rápido e grátis!  ABRA SUA CONTA 
 

Indicadores do mercado têm melhoras

Na manhã de hoje (07), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou o resultado de seus dois indicadores do mercado de trabalho em setembro. O Indicador Antecedente de Emprego (Iaemp), que busca antecipar tendências do mercado de trabalho, cresceu 0,3 ponto e passou para 87,1 pontos.

Além disso, o Indicador Coincidente de Desemprego, calculado com base na opinião dos consumidores sobre a atual situação da falta de emprego.

Focus reduz inflação

O Banco Central (BC) divulgou nesta segunda-feira (07) o relatório Focus. As projeções desta edição mostram o IPCA tendo sua expectativa reduzida de 3,43% para 3,42%. Assim, a projeção fica abaixo do centro da meta de inflação de 4,25% e dentro do intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual.

Ásia

As bolsas da China continuam fechados para as comemorações do Dia Nacional. O Japão, contudo, teve baixa de -0,3%, com preocupações com o crescimento global.

Parceria

Receba notícias diretamente em seu celular ou tablet. Inscreva-se agora!