Notícias que impactam suas ações e investimentos!

Ibovespa encerra com queda de 1,98%, em reflexo da decisão do STF sobre prisões

SpaceCast - Ouça esta matéria clicando abaixo:

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, encerrou o pregão desta sexta-feira (08) com queda de 1,98% aos 107.413,33 pontos.

O marcador despencou após presos em segunda instância serem soltos. Dentre os libertos está o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT).

Dólar

Em contrapartida, o dólar comercial terminou o dia em alta de 1,83%, cotado a R$ 4,16.

Veja outros fatores que influenciaram os marcadores ao longo do dia:

Guerra comercial

Os mercados voltaram a reagir frente ao debate sobre as tarifas alfandegárias dos EUA sobre a China. A queda das taxas comerciais tem forte oposição dentro da Casa Branca e é condição imposta por Pequim para o fim da guerra comercial.

A “fase 1”, como está sendo chamado esse início de discussão sobre fim da guerra comercial, derrubou as bolsas internacionais de Ásia e Europa durante o dia.

STF

Ontem (7) o Supremo Tribunal Federal decidiu, por 6 votos a 5, o fim da prisão de condenados em segunda instância. Esse mecanismo visava manter o réu em cárcere no caso de recorrer ao processo em instâncias superiores.

A decisão terá impacto em cerca de 4,8 mil presos, dentre eles, o ex-presidente Lula que, fora da cadeia, pode fortalecer a oposição contra o presidente Jair Bolsonaro e abalar o avanço da análise das propostas do governo no Congresso. É importante lembrar que o PT e o PSL, partido do presidente, são as maiores bancadas na câmara dos deputados.

Analista do mercado afirmam que a queda na bolsa é de curto prazo e reflete a insegurança do investidor estrangeiro em relação à política nacional.

Temporada de balanços

A temporada de balanços terá fim na próxima semana e trará resultados de grandes empresas como Via Varejo, Eletrobras e Itausa. Veja a programação completa aqui.

Parceria

Receba notícias diretamente em seu celular ou tablet. Inscreva-se agora!