Produtos/Serviços Parceiros

Parceria r7.com

Por Gabriel Codas

Investing.com – O índice futuro do Ibovespa começa a sessão desta quarta-feira com alta de 1,03% aos 86.938 pontos às 09h26, com o dólar caindo 0,58% a R$ 5,3140. O mercado deve ser mais uma vez de ganhos, seguindo a tendência dos índices futuros em Nova York e nos índices europeus, impulsionados pelo aumento da fé na força e na velocidade do relaxamento das medidas de isolamento social para diminuir o surto de Covid-19.

No entanto, a agitação em Hong Kong e os tumultos políticos entre os EUA e a China exigem um pouco de cautela, afetando principalmente os preços do petróleo após uma semana de ganhos acentuados e índices acionários em Hong Kong e na China.

No Brasil, os investidores monitoram a escalada de operações da Polícia Federal sobre o mundo político e seus desdobramentos em relação à governabilidade do presidente Jair Bolsonaro com o Congresso, além das relações institucionais com Judiciário e governadores.

– Cenário Interno

Inquérito das fake news

A Polícia Federal cumpre 29 mandados de busca e apreensão em cinco Estados e no Distrito Federal no âmbito do inquérito aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para apurar ataques contra a corte e seus ministros, informou a corporação em nota nesta quarta-feira.

De acordo com a PF, os mandados são cumpridos na capital federal e no Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina.

As diligências foram determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo, que preside o inquérito, aberto pelo presidente da corte, Dias Toffoli, em março do ano passado para apurar notícias falsas e ameaças contra ministros do tribunal. A abertura do inquérito por iniciativa de Toffoli foi alvo de críticas, já que o comum é que inquéritos sejam abertos pelo Judiciário atendendo a pedidos de outros órgãos.

Confiança da Indústria

A confiança da indústria no Brasil apresentou leve recuperação em maio, mas a alta nem de longe compensa as fortes perdas registradas entre fevereiro e abril diante das consequências da pandemia de coronavírus, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira.

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) teve alta de 3,2 pontos em maio, para 61,4 pontos, o segundo menor valor da série histórica. Em abril, o índice havia tocado a mínima recorde de 58,2 pontos.

Segundo a FGV, a leitura de maio representa recuperação de apenas 7,4% em relação à queda de 43,2 pontos observada entre fevereiro e abril desse ano.

Crédito para pequenas empresas

O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, afirmou nesta terça-feira que o crédito para micro e pequenas empresas estará disponível “em breve”, dependendo apenas do sistema das instituições financeiras para ser repassado.

“Hoje nós estamos fazendo assembleia para regulamentar o FGO (Fundo de Garantia de Operações), veículo para o Pronampe (Programa de Crédito a Micro e Pequena Empresa)”, afirmou em videoconferência com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes.

O programa prevê um aporte de 15,9 bilhões de reais do Tesouro no FGO, que vai prover garantias para crédito bancário tomado por micro e pequenas empresas, setor fortemente abalado pelo impacto econômico da pandemia do coronavírus.

– Cenário Externo

União Europeia

A Comissão Europeia propôs nesta quarta-feira um pacote no valor de 1,85 trilhão de euros para o próximo Orçamento de longo prazo da UE e um fundo de recuperação para economias afetadas pela pandemia de coronavírus.

“A Comissão está propondo hoje um novo instrumento de recuperação, chamado ‘UE Próxima Geração’, dentro de um Orçamento renovado de longo prazo da UE. No total, este Plano Europeu de Recuperação usará 1,85 trilhão de euros para ajudar a impulsionar nossa economia e garantir que a Europa avance”, disse o Executivo do bloco em comunicado.

Japão

O programa de estímulo do banco central do Japão levou o tamanho de sua carteira de títulos governamentais a níveis cerca de 90% do tamanho da terceira maior economia do mundo em março, mostraram nesta quarta-feira dados do Banco do Japão.

O aumento na carteira de títulos destaca a escala da impressão de dinheiro pelo banco central com o objetivo de sustentar a economia e alcançar a meta de inflação de 2%.

O volume de ativos em moeda estrangeira do Banco do Japão quase quadruplicou durante o ano fiscal encerrado em março, uma vez que o banco central ampliou as operações financiadas em dólar para lidar com os apertos do mercado causados pela pandemia de coronavírus.

A carteira de títulos governamentais do Banco do Japão subiu 3,4% sobre o ano anterior, para 486 trilhões de ienes (4,5 trilhões de dólares) em março, quase 90% do tamanho da economia do país, de acordo com relatório do banco central para o ano fiscal anterior.

UE – Subsídios

A Comissão Europeia vai propor nesta quarta-feira oferecer aos membros da UE 500 bilhões de euros em subsídios livres e mais 250 bilhões em empréstimos reembolsáveis como parte de um novo plano de recuperação econômica devido ao coronavírus, disseram diplomatas e autoridades à Reuters.

Além disso, o Executivo da UE irá propor que o orçamento conjunto do bloco para 2021-27 seja de cerca de 1,1 trilhão de euros, disseram duas fontes à Reuters.

BOLSAS INTERNACIONAIS

Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,70%, a 21.419 pontos. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,36%, a 23.301 pontos. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,34%, a 2.836 pontos. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,70%, a 3.845 pontos.

O dia é de otimismo para os principais índices de ações da Europa. Em Frankfurt, o DAX tem alta de 1,96% aos 11.730 pontos, enquanto que em Londres, o FTSE soma 1,46% aos 6155 pontos. Já em Paris, o CAC avança 2,09% aos 4.703 pontos.

COMMODITIES

A jornada do meio desta semana foi marcada por estabilidade nos preços dos contratos futuros do minério de ferro, que são negociados na bolsa de mercadorias da cidade chinesa de Dalian. O ativo com o maior volume de operações, e data de vencimento para o mês de setembro deste ano, cedeu 0,07% para 706,00 iuanes por tonelada, o que representa perdas de 0,50 iuanes em relação aos 706,50 iuanes de liquidação da véspera.

Em sentido negativo, a sessão desta quarta-feira teve como principal característica a retração das cotações dos papéis futuros do vergalhão de aço, que são transacionados na também chinesa bolsa de mercadorias de Xangai. O contrato com mais liquidez, e data de entrega para outubro de 2020, cedeu 8 iuanes para 3.494 iuanes por tonelada, enquanto que o de janeiro de 2021, segundo em negócios, recuou 7 iuanes para 3.328 iuanes por tonelada.

Os preços do petróleo recuavam nesta quarta-feira, após o presidente norte-americano Donald Trump ter afirmado que está trabalhando em uma forte resposta à proposta da China de uma lei de segurança para Hong Kong.

Uma potencial deterioração nas relações entre as duas maiores economias do mundo poderia colocar pressão sobre empresas globais e sobre a demanda por petróleo, já enfraquecida pela pandemia e coronavírus.

O petróleo Brent recuava 0,53 dólar, ou 1,47%, a 35,64 dólares por barril, às 8:20 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos caía 0,38 dólar, ou 1,11%, a 33,97 dólares por barril.

MERCADO CORPORATIVO

– IRB Brasil (SA:IRBR3)

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) informou nesta terça-feira que abriu dois inquéritos para investigar possíveis irregularidades envolvendo a IRB Brasil, que precipitaram forte queda das ações e a saída dos principais executivos da resseguradora neste ano. Um dos inquéritos tem origem na investigação sobre suposto conflito de interesse envolvendo a Squadra Investimentos com ações da empresa. Uma denúncia da gestora, que tinha posições vendidas em ações do IRB, deu origem a uma sucessão de eventos que já provocaram a queda de cerca de 80% das ações neste ano.

Segundo a CVM, a própria Squadra admitiu publicamente “que mantém investimentos short nas ações”.

O outro inquérito teve origem em um processo aberto pela CVM para apurar suspeitas levantadas pela Squadra, inicialmente de conhecimento restrito e depois tornadas públicas, acerca da conformidade das demonstrações financeiras do IRB.

– Iguatemi (SA:IGTA3)

A administradora de shopping centers Iguatemi teve forte queda no lucro do primeiro trimestre, refletindo diretamente os efeitos da pandemia do coronavírus, com o fechamento do comércio em todo o Brasil em meados de março.

A companhia anunciou nesta terça-feira que seu lucro do período somou 12,45 milhões de reais entre janeiro e março, queda de 77,5% ante mesma etapa de 2019.

Já o resultado operacional do Iguatemi medido pelo lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) somou 102,9 milhões de reais, queda de 20,5% ano a ano, porém acima da previsão média de analistas consultados pela Refinitiv, de 83,8 milhões de reais.

A margem Ebitda despencou 9,2 pontos percentuais no comparativo, anual, para 65,6%.

A receita líquida da companhia no trimestre somou 156,8 milhões de reais, declínio de 9,4% ano a ano.

– Marfrig (SA:MRFG3)

A Marfrig anunciou nesta terça-feira a criação da joint venture PlantPlus Foods com a ADM para fabricação e venda de carne e outros produtos com base vegetal nas Américas do Sul e do Norte.

A Marfrig terá 70% da nova companhia e será responsável pela produção, venda e distribuição da PlantPlus Foods, usando suas instalações em Várzea Grande (MT) e em Ohio, nos Estados Unidos.

A ADM deterá 30% da PlantPus Foods, fornecerá conhecimento técnico, desenvolvimento de aplicação e uma gama de ingredientes de base vegetal a partir do seu complexo especial de proteína em Campo Grande (MS), e sua rede de unidades de proteína nos EUA, incluindo uma fábrica de proteína de ervilha em Enderlin, na Dakota do Norte.

As vendas serão focadas nos canais de varejo e food service

– Shoppings

Três das maiores operadoras de shopping centers do país anunciaram nesta terça-feira a retomada das operações de mais unidades, à medida que governos regionais gradualmente começam a flexibilizar medidas de isolamento social tomadas desde março para tentar conter a pandemia do coronavírus.

A brMalls informou que retomou na véspera a operação de três unidades de seu portfólio, o Shopping Curitiba (PR), o Shopping Estação (PR) e o Center Shopping Uberlândia (MG), nesta terça. Todos operam em horário reduzido.

A companhia já havia retomado quatro unidades desde abril, em cidades de Paraná, Mato Grosso do Sul e do Rio Grande do Sul.

A Multiplan (SA:MULT3) anunciou também nesta noite a reabertura do ParkShopping, enquanto o Iguatemi vai reabrir o Shopping Center Iguatemi Brasília, ambos na capital federal.

– Fleury (SA:FLRY3)

O grupo de medicina diagnóstica Fleury informou nesta terça-feira que começou a oferecer em sua rede um novo tipo de teste para Covid-19 que analisa proteínas do novo coronavírus.

Segundo o Fleury, o chamado método por proteômica, que usa material obtido da mucosa do fundo do nariz ou da garganta com um cotonete, tem vantagens por tem menos exigências no armazenamento das amostras, como de temperaturas e transporte.

Por isso, o modelo serviria como opção para falta de insumos do exame RT-PCR, considerado padrão-ouro, mas tem custo menor, podendo chegar a mais regiões do país. O resultado fica pronto em três dias úteis.

“A descoberta inaugura caminho, paralelamente, para expandir análises de fisiologia do vírus e seu potencial infectante, abrindo oportunidade para novas perspectivas da dinâmica da doença”, afirmou o Fleury, acrescentando que tem potencial de analisar mais de 1.500 amostras por dia.

J&F

Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu nesta terça-feira, por unanimidade, liberar os irmãos Joesley e Wesley Batista para ocuparem funções executivas nas empresas do grupo J&F, controlador da JBS (SA:JBSS3).

O colegiado acompanhou o voto do relator Rogério Schietti, segundo o qual não se justificava manter a proibição — que vigorava desde 2017 — da participação dele diretamente ou, por interposta pessoa, de ocupar cargos no conglomerado empresarial.

O advogado Pierpaolo Bottini, que representa os Batista, disse que a decisão tem efeito imediato.

“Corrigiu-se uma injustiça que perdurou por dois anos e meio. O tribunal reconheceu a ilegalidade da situação, evitando a continuidade de uma cautelar desarrazoada”, disse o advogado.

– Setor aéreo

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou nesta terça-feira que o governo monitora a situação da Latam Airlines e considerou que a decisão da empresa aérea de entrar com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos foi um movimento calculado pela companhia.

A Latam Airlines, maior companhia aérea da América Latina, entrou com o pedido de recuperação nesta terça-feira, tornando-se a maior empresa do setor no mundo a buscar uma organização de emergência como consequência dos impactos da pandemia de Covid-19.

“É lógico que a gente está muito preocupado com o setor (aéreo). Acredito que até a estratégia usada pela Latam mostra que há uma confiança do mercado naquilo que foi estruturado pelo BNDES, então as empresas estão se articulando”, disse o ministro.

– Stone

A StoneCo previu piora na margem de lucro no segundo trimestre, período que deve marcar o impacto mais forte dos efeitos da pandemia do coronavírus, embora os volumes de pagamentos venham se recuperando gradualmente desde abril.

A companhia encerrou os três primeiros meses do ano com margem ajustada antes de impostos de 32,6% e afirmou que espera que o número fique entre 20 e 24% no segundo trimestre, pressionada por impactos que incluem demissão de funcionários e incentivos que está tendo que oferecer a clientes por causa da epidemia.

A StoneCo teve lucro ajustado de 162,3 milhões de reais no primeiro trimestre, queda de 12,9% ante mesma etapa do ano passado.

Isso, mesmo com a base de clientes ativos empresa brasileira listada na Nasdaq subindo 73,9% em 12 meses até março, e com a receita total avançando 33,8%, a 716,8 milhões de reais.

– Dommo Energia

Cerca de 50 trabalhadores de uma unidade de produção de petróleo no campo de Tubarão Martelo, operado pela Dommo Energia, foram infectados pelo novo coronavírus em meio a um surto registrado no local nas últimas semanas, disseram à Reuters duas fontes com conhecimento do assunto.

A produção em um poço localizado no campo está paralisada desde o início de maio, acrescentaram as fontes, que pediram para não ser identificadas para que discutissem assuntos operacionais privados.

Não ficou claro qual poço foi afetado, ou as cifras de produção pelas quais a área é responsável.

Representantes da Dommo não responderam a diversos e-mails, telefonemas e mensagens enviadas via redes sociais em busca de comentários.

AGENDA DE AUTORIDADES

– Jair Bolsonaro

O presidente da República inicia a quarta-feira recebendo o Senador Luis Carlos Heinze (PP/RS) (videoconferência), se reunindo em seguida com Fernando Azevedo, Ministro da Defesa. Na parte da tarde, o encontro será com Abraham Weintraub, Ministro da Educação.

– Paulo Guedes

– Videoconferência – Reunião do Conselho de Governadores do Novo Banco de Desenvolvimento;

– Videoconferência com o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco;

– Videoconferência com a ministra de Economia e Finanças do Uruguai, Azucena Arbeleche;

– Reunião com os presidentes do Banco do Brasil (SA:BBAS3), Rubem Novaes, do Banco Central, Roberto Campos, da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, e do BNDES, Gustavo Montezano.

*Com Reuters


Publicidade

  • Produtos/Serviços SpaceMoney

  • Produtos/Serviços Parceiros

  • Parceria r7.com

  • Simulador Online de Investimentos SPACEMONEY

    Acesse nosso Simulador de Investimento e descubra as melhores aplicações financeiras para o seu bolso e perfil.

    Simulador Online
  • Produtos/Serviços Parceiros

    Produtos/Serviços Parceiros