Produtos/Serviços Parceiros

Parceria r7.com

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, iniciou a sessão desta segunda-feira (2) com ganhos de 0,59%, com 108.869,06 pontos, às 10h29. O boletim Focus, do Banco Central, não trouxe grandes alterações esta semana, entretanto o IPCA subiu, saindo de 3,46% da última divulgação para 3,52%, para 2019.

Dólar

Após o anúncio da nova tarifa sobre o aço brasileiro, o dólar comercial iniciou a sessão em alta, porém, no mesmo horário, opera em queda de 0,19%, cotado a R$ 4,232. O presidente Jair Bolsonaro anunciou que irá conversar com o presidente americano a respeito da decisão.

As performances dos marcadores podem ser explicadas pelos principais acontecimentos do dia:

Cenário externo

Tarifa comercial ao aço brasileiro

O presidente americano, Donald Trump, anunciou na manhã desta segunda-feira que restaurará a tarifa sobre o aço brasileiro e argentino. A medida vem com o intuito de, segundo ele, “proteger os fazendeiros americanos”.

A taxação de produtos siderúrgicos foi o motivo do começo da guerra comercial e afetou a importação de mercadorias de outros países para os EUA.

Arábia Saudita, OPEP e Rússia

A Arábia Saudita está com planos de pressionar a Rússia e a OPEP por cortes mais profundos na produção de petróleo, o que gerou uma alta na cotação da commodity. Segundo informações da Reuters, a medida serve para manter os preços mais estáveis até a conclusão da oferta pública inicial (IPO) da Saudi Aramco

Cenário interno

Números da Black Friday

O varejo registrou um crescimento de 24% das vendas no e-commerce durante a Black Friday, com um faturamento estimado de R$ 3,2 bilhões, impulsionado pelo aumento de 25% nos pedidos.

Indicadores econômicos

Os três principais indicadores econômicos que estarão em destaque esta semana são:

  1. O Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, que será divulgado oficialmente na terça-feira (3) pelo IBGE, mas já existe a expectativa de crescimento, segundo o monitor da FGV;
  2. Os números da indústria de outubro, divulgados também pelo IBGE, na quarta-feira (4), impulsionado pelas festas de final de ano, liberação do saque do FGTS e recebimento do décimo terceiro salário, que deve crescer 1,18% no mês
  3. A divulgação do IPCA, que é uma prévia da inflação para o mês, de novembro, divulgado na sexta-feira (6). O índice deve permanecer elevado pela alta nos preços da gasolina, carne bovina e da tarifa de energia elétrica.

Publicidade

  • SpaceSearch


  • Produtos/Serviços SpaceMoney

  • Parceria r7.com

  • Simulador Online de Investimentos SPACEMONEY

    Acesse nosso Simulador de Investimento e descubra as melhores aplicações financeiras para o seu bolso e perfil.

    Simulador Online
  • © 2020 – SpaceMoney Brasil Informações e Sistemas Ltda. Todos os Direitos Reservados.
    A SpaceMoney é um veículo informativo e não faz recomendações de investimentos, não podendo ser responsabilizada por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

    CLIQUE AQUI E RECEBA O LINK DA LIVE

    CLIQUE AQUI E RECEBA O LINK DA LIVE