O Grupo Mateus (GMAT3), importante player no setor de ataque e varejo no Norte e Nordeste do Brasil, está em processo avançado para fazer uma oferta de controle sobre o Assaí (ASAI3), uma das maiores redes de atacado do país.
De acordo com informações divulgadas pelo blog do colunista Lauro Jardim, no jornal O Globo, no domingo, 1°, o Grupo Mateus trabalha em conjunto com a XP Investimentos (XPBR31) e com o Itaú (ITUB4) para viabilizar essa transação.
No entanto, no início da noite do último domingo, 1°, o jornal Valor Econômico informou que a ideia, a princípio, não agrada o fundador, Ilson Mateus Rodrigues.
“Não parece existir espaço dentro do Grupo Mateus para um crescimento por meio de aquisição no setor via oferta hostil. Nos últimos meses, os bancos de confiança da rede já fizeram propostas de compra ou fusão para o comando, já que as ações das cadeias de ataque passaram a perder valor”, declara o periódico.
Em comunicado ao mercado, o grupo declarou que “não há qualquer negociação ou tratativa da companhia para essa finalidade”.
“A companhia permanece focada no seu planejamento estratégico original de expansão na região Nordeste, fomenta a consolidação e o adensamento de rotas nas regiões Norte e Nordeste do país, inclusive considera as tratativas para estruturação e conclusão da potencial operação com o Novo Atacado Comércio de Alimentos Ltda..”
O Assaí (ASAI3), por sua vez, comunicou que “não recebeu ou foi informada de qualquer oferta do Grupo Mateus pelo controle da companhia”.
*Matéria originalmente publicada às 6:55 de segunda-feira, 2 de setembro.