Empresas

B3 (B3SA3) altera calendário de seleção das empresas do índice de sustentabilidade (ISE)

A partir de 2025, o ISE passará a ter a carteira oficial divulgada em maio

-
-

O ISE B3 (B3SA3), principal índice de sustentabilidade do Brasil, terá seu calendário alterado.

A partir deste ano, o processo de avaliação das empresas será realizado entre setembro e fevereiro, e a divulgação da composição da carteira definitiva acontecerá no mês de maio.

Antes do ajuste, o processo de avaliação das empresas ocorria entre os meses de julho e novembro, e a divulgação da carteira acontecia em janeiro.

O calendário de divulgação das carteiras do Ibovespa B3 e de outros índices da bolsa do Brasil não terá alterações. No caso do ISE B3, a mudança entrará em vigor a partir do processo de 2024, que visa a entrada na carteira 2025 do índice.

As companhias interessadas começarão a submeter seus dados em setembro deste ano, e a virada da carteira será divulgada em maio do próximo ano.  

A mudança tem como objetivo uniformizar o período de coleta de dados para que todas as etapas do processo considerem o ano anterior ao da carteira vigente.

Atualmente, o Score CDP-Climate Change, indicador externo que mede o impacto climático das companhias e é um dos critérios de entrada e ponderação no ISE B3, é divulgado no início de cada ano, posteriormente à comunicação da primeira carteira do índice da bolsa do Brasil.

Após as alterações no cronograma, todos os critérios ASG serão avaliados considerando os dados mais atualizados, garantindo uma análise mais completa e precisa das práticas de sustentabilidade das empresas.

Sair da versão mobile