Ações

Banco do Brasil (BBAS3) e Itaú (ITUB4) dizem que canais digitais não foram afetados por apagão cibernético

Segundo os bancos, suas plataformas operam normalmente, enquanto outros bancos brasileiros apresentam instabilidade

. - Shutterstock
. - Shutterstock

O Banco do Brasil (BBAS3) e o Itaú (ITUB4) informaram que seus canais digitais estão operando normalmente nesta sexta-feira (19). O comunicado surge em meio a um apagão cibernético que têm afetado diversos serviços pelo mundo.

Outros bancos brasileiros enfrentam instabilidade, como é o caso do Bradesco (BBDC4) e o Next, que relataram problemas em seus canais digitais, mas os terminais físicos estão funcionando.

Relatos indicam problemas em outros bancos, mas ainda não confirmados como relacionados ao apagão.

Apagão cibernético

Um apagão cibernético global nesta sexta-feira (19) afetou redes de comunicação, bancos, aeroportos e trens. O problema pode ter sido causado por uma atualização no software Falcon da CrowdStrike.

Na Inglaterra, a National Health Service (NHS) e vários hospitais foram afetados. Nos EUA, serviços de emergência ficaram fora do ar, e Washington cancelou viagens de metrô.

O Coordenador Nacional de Segurança Cibernética da Austrália atribuiu o problema a uma “plataforma de software de terceiros”. O CEO da CrowdStrike confirmou que o problema foi identificado em uma atualização para servidores Windows e está sendo resolvido. Servidores Mac e Linux não foram afetados.

A Microsoft está tomando ações para mitigar o problema, enquanto a CrowdStrike fornece atualizações contínuas aos clientes.

Sair da versão mobile