Desde o começo da semana, uma doença aviária se tornou ameaça para os negócios da BRF (BRFS3), JBS (JBSS3) e Marfrig (MRFG3), que podem ser afetadas por possíveis restrições nas exportações de frango.
A confirmação do surto da doença de Newcastle no Rio Grande do Sul pelo Ministério da Agricultura trouxe preocupações para investidores, impactando negativamente as ações dessas companhias.
A princípio, essa doença de Newcastle, causada pelo vírus da família Paramyxoviridae, se espalha por aerossóis e materiais contaminados. Uma última ocorrência no Brasil foi em 2006. O surto atual pode levar a embargos parciais das exportações de frango, afetando as exportações do Rio Grande do Sul.
A Genial Investimentos prevê que a BRF e a JBS enfrentarão desafios devido às possíveis restrições, pois possuem ativos na região infestada.
“A BRF, com 25% de sua receita vinda de exportações de frango, e a JBS, com 6%, podem ver um excesso de oferta no mercado doméstico”, comenta a casa.
No entanto, a Genial acredita que a diversificação da JBS por meio de suas operações internacionais pode mitigar os impactos.
“As restrições comerciais podem ter impactos limitados no mercado doméstico, mas podem surgir dificuldades com exportações para China, Japão e o mercado Halal. Protocolos de saúde devem facilitar a recuperação das exportações”, complementa a Genial.
Para humanos, a doença de Newcastle causa sintomas leves, como conjuntivite, transmitida por contato direto com aves infectadas, não pelo consumo de carne de frango ou ovos.