O Carrefour (CRFB3) divulga a prévia de suas vendas referentes ao primeiro trimestre deste ano nesta segunda-feira (24), após o fechamento dos mercados.
Após um longo período de inflação alimentar, que impulsionou o crescimento do top line das companhias de supermercados, a Genial Investimentos acredita que a dinâmica de vendas da varejista no período vai ser impactada por uma desaceleração dos preços, sem recomposição imediata de volume na cesta média do consumidor, o que implica em um menor nível de Like-for-Like (LfL).
Com sessenta e cinco lojas a serem convertidas neste ano, os analistas Iago Souza, Nina Mirazon e Vinícius Esteves creem que a rentabilidade do trimestre do grupo ainda seja impactado negativamente pela incorporação do Grupo BIG, dado a penalização de margem trazida pelas lojas legados e pelas conversões em andamento.
Considerados esses impactos, somados a um resultado financeiro ainda pressionado por uma taxa de juros Selic de 13,75%, os analistas aguardam que o Carrefour reporte um prejuízo entre janeiro e março passados.
Dada a pressão de rentabilidade trazida pelo Grupo BIG no curto prazo (a maior parte das sinergias operacionais só deve ser vista após 2º semestre) e considerado o cenário de desinflação alimentar, que deve trazer um impacto no Same Store Sales do grupo neste ano, os analistas cortaram o preço-alvo do Carrefour para R$ 17,50 (anteriormente em R$ 23,00).
Entretanto, a recomendação de compra foi mantida.