SpaceRecomendações

Cemig (CMIG4) corporation? Veja como o mercado avalia esse modelo para desestatização

No modelo, o controle acionário sofre uma pulverização e o Estado, então acionista controlador ou representante de bloco de controle, torna-se inexistente

-
-

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), estuda vender as ações da Cemig (CMIG4) que o Estado detém e transformá-la em uma ‘‘corporation’’, informou o jornal Valor.

No modelo, o controle acionário sofre uma pulverização e o Estado, então acionista controlador ou representante de bloco de controle, torna-se inexistente.

De acordo com o veículo, o modelo replicaria o utilizado pelo governo federal para privatizar a Eletrobras (ELET3)(ELET6). O governo do Paraná adotou a estratégia recentemente para a Copel (CPLE6).

Codemig e Copasa (CSMG3) estão no radar do mandatário para desestatizações ainda no próximo ano, como o mesmo afirmou em entrevista ao Valor.

Em comentário, Vicente Koki, analista da Mirae Asset, afirmou ver a possibilidade de alienação do controle e transformação em corporation como positivo para a empresa, na medida em que a operação aumenta as possibilidades de captação de recursos, os quais serão relevantes nas estratégias de reposicionamento frente as novas mudanças do setor, por exemplo, o maior acesso ao mercado livre de energia à partir de janeiro de 2024.

A casa reiterou a recomendação de compra para CMIG4, com preço-alvo de R$ 11,60 em doze meses.

Sair da versão mobile