Em mais uma decisão de política monetária, o Federal Reserve (banco central norte-americano) elevou a taxa de juros dos Estados Unidos em 0,25 ponto percentual nesta quarta-feira (3).
Dessa forma, o intervalo da taxa fed funds passa a ser de 5,00% a 5,25% ao ano. O consenso do mercado já apontava para um aumento de 25 pontos base na decisão do FOMC (Comitê de Mercado Aberto do Fed).
Por volta de 15:17, o índice Dow Jones subia 0,08%, enquanto o S&P 500 avançavam 0,30% e o Nasdaq avançava 0,62%.
No comunicado, o Fed afirmou que continuará a monitorar as implicações das informações recebidas para as perspectivas econômicas. Além disso, a autoridade pontuou que está preparada para ajustar a orientação da política monetária se for impactada por riscos que afetem o alcance das metas.
"O Comitê levará em consideração o aperto cumulativo da política monetária, as defasagens com que a política monetária afeta a atividade econômica e a inflação e os desenvolvimentos econômico-financeiros", diz o FOMC.
O economista-chefe da Suno Research, Gustavo Sung, pontua que após essa elevação na taxa, é esperado que o Fed encerre o ciclo de alta de juros nesta decisão e, em setembro, inicie o processo de corte nos juros.
No entanto, Sung reitera que a autarquia vai evitar movimentos bruscos, começando a convergir a taxa para baixo somente quando tiver sinais claros de arrefecimento da inflação do país.