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GOL (GOLL4) planeja expandir frota e aumentar capital em US$ 1,5 bi nos próximos cinco anos

Companhia lançou plano financeiro que contém estimativas e iniciativas que devem sair pelos próximos tirmestres

GOL (GOLL4) planeja expandir frota e aumentar capital em US$ 1,5 bi nos próximos cinco anos

A GOL (GOLL4) anunciou nesta segunda-feira (27), seu Plano Financeiro de 5 anos, que servirá de base para o plano de reorganização financeira independente da empresa sob o Chapter 11 do Tribunal de Falências dos Estados Unidos, isto é, a recuperação judicial que vive.

O plano inclui iniciativas para melhorar o desempenho operacional e financeiro, prevendo um retorno aos níveis pré COVID-19 de capacidade doméstica até 2026.

A empresa planeja expandir sua frota para 169 aeronaves até 2029, enquanto investe na frota existente no curto prazo.

Na projeção de margens EBITDA (lucro antes juros) mostra uma queda temporária em 2024, de 27% para aproximadamente 23%, devido à reconstrução da capacidade de frota. No entanto, espera-se uma recuperação para cerca de 29% em 2025 e 34% até 2029.

A GOL planeja implementar um programa anual de melhoria de resultados de cerca de R$ 1 bilhão para manter uma vantagem competitiva no custo unitário.

O plano contempla um aumento de capital de US$ 1,5 bilhão, destinado a pagar o financiamento existente de Devedor em Posse (DIP) e adicionar liquidez incremental ao balanço.

A previsão é que os níveis de liquidez atinjam aproximadamente 18% e 25% da receita de 12 meses até o final de 2025 e 2029, respectivamente. Além disso, o índice de alavancagem líquida deve melhorar para 3,6x em 2025, 2,9x em 2026 e 1,7x em 2029.

Segundo a empresa, houve a aprovação do Tribunal de Falências dos EUA para acordos de 113 aeronaves e 48 motores sobressalentes, incluindo concessões significativas de arrendamento e devoluções antecipadas de aeronaves.

A empresa está avaliando ofertas competitivas de pacotes de concessão oferecidos pelos arrendadores para as aeronaves restantes e espera tomar decisões em breve.

O investimento em revisões de motores fará com que a capacidade de 2024 fique temporariamente abaixo do nível de 2023, impactando o EBITDA de 2024, mas espera-se uma rápida recuperação da capacidade em 2025 e além.

A GOL continuará a receber novas entregas de aeronaves e motores 737 MAX durante e após o processo de reestruturação.

Celso Ferrer, CEO da companhia, expressou satisfação com o progresso da reestruturação: "Estamos felizes por alcançar mais um marco importante em nosso processo de reestruturação financeira. Desde o início deste processo, a GOL continuou operando sem interrupções, demonstrando solidez na execução de nossa estratégia comercial e na gestão dos custos."

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