Ações

IBOVESPA HOJE - Balanços, com Zamp (ZAMP3); dados da produção industrial no Brasil; Payroll nos EUA

Confira os fatores que influenciam o principal índice acionário da Bolsa nesta sexta-feira (3)

IBOVESPA HOJE - Balanços, com Zamp (ZAMP3); dados da produção industrial no Brasil; Payroll nos EUA

Nesta sexta-feira (3), grandes companhias do Ibovespa dão sequência a temporada de balanços financeiros do 1º trimestre de 2024, como Zamp (ZAMP3), que divulga seus resultados após o fechamento dos mercados.

Além disso, a agenda econômica desta sexta-feira possui alguns indicadores importantes. Confira:

  • –    8:30 – Nota sobre política monetária e operação de crédito no Brasil, pelo Banco Central (BC);
  • –    9:00 – Pesquisa Industrial Mensal, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Indústria cresce 0,90% em março e fecha 1T com alta de 1,90%, aponta IBGE

Com esses resultados, a indústria se encontra 0,40% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 16,30% aquém do ponto mais alto da série histórica, obtido em maio de 2011.

Leia mais aqui.

 

O Ibovespa (IBOV), principal índice acionário da B3, a Bolsa brasileira, encerrou esta sexta-feira (03) em alta de 1,09%, aos 128.508,67 pontos.

 

ATUALIZAÇÕES:

  • 15:48: Ibovespa: +1,17%, aos 128.615 pontos. 
  • 10:10: Ibovespa: +1,10%, aos 128.622,52 pontos.

 

Confira outros fatores que movimentam o Ibovespa (IBOV) nesta sexta-feira (3):

 

O jantar de Lula e Rodrigo Pacheco

Durou três horas e meia o jantar de ontem (2) à noite, no Palácio da Alvorada, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) com Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional.

O encontro, que contou com a participação de vários ministros, faz parte da reaproximação do governo com o presidente do Poder Legislativo, após o mal-estar gerado pelo recurso junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para a desoneração da folha de pagamentos.

Pacheco se sentiu traído porque soube da ação justamente no momento em que adiava a sessão do Congresso Nacional para analisar os vetos presidenciais, em um gesto de apoio ao Poder Executivo, que não dispunha de votos suficientes para ganhar.

A questão da desoneração continua em suspenso, após pedido de vista do ministro Luiz Fux, que interrompeu o julgamento no plenário virtual, depois do voto favorável ao relator Cristiano Zanin de quatro ministros da Corte.

A recomposição do relacionamento do governo com Rodrigo Pacheco, liderada pessoalmente por Lula, deve ser importante para alguns dos temas que estão na pauta da sessão do Congresso Nacional para a semana que vem, como as emendas parlamentares

As informações são do site Bom Dia Mercado.

 

Sabesp (SBSP3)

A Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou na noite da última quinta-feira (2), em segunda e definitiva votação, o projeto de lei que autoriza que a cidade de São Paulo (SP) possa aderir à privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp)(SBSP3), responsável pelo abastecimento de água.

O projeto recebeu trinta e sete votos favoráveis e dezessete votos contrários, sem abstenções, e segue para sanção do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB).

A sessão foi acompanhada por diversos manifestantes, que protestaram a favor e contra a aprovação da privatização da companhia.

As informações são da Agência Brasil.

 

No exterior…

EUA

Agenda: 

  • –     9:30 – Payroll, relatório que contém a taxa de desemprego no País;
  • –   10:45 – Índice PMI Composto de abril;
  • –   11:00 – Índice ISM do setor de serviços referente a abril.

 

Payroll aponta a criação de 175 mil postos de trabalho em março

A economia dos Estados Unidos criou 175 mil novos postos de trabalho em março, informou o Departamento de Trabalho local nesta sexta-feira (3), por meio do relatório Payroll.

O número frustrou as expectativas do mercado financeiro, que, em consenso, aguardava 243.000 novas vagas para o período.

 

Europa

Reino Unido – O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços do Reino Unido avançou para 55,0 pontos em abril na pesquisa final da S&P Global, o maior patamar desde maio de 2023.

 

Zona do Euro – A taxa de desemprego da região da Zona do Euro ficou inalterada em 6,5% em março contra o mês anterior, como se previa.

 

Sair da versão mobile