Nesta sexta-feira (12), o mercado financeiro local monitora o volume de serviços em fevereiro medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Ibovespa (IBOV), principal índice acionário da B3, a Bolsa brasileira, encerrou esta sexta-feira (12) em queda de 1,14%, aos 125.946,09 pontos.
ATUALIZAÇÕES:
- – 15:20: Ibovespa (IBOV): -0,94%, aos 126.204 pontos.
- – 10:10: Ibovespa (IBOV): -0,05%, aos 127.327,45 pontos.
Confira outros fatores que movimentam o Ibovespa (IBOV) nesta sexta-feira (12):
Petrobras (PETR3)(PETR4)
O juiz Paulo Cezar Neves Junior, da 21ª Vara Cível Federal de São Paulo, suspendeu o presidente do conselho de administração da Petrobras (PETR3)(PETR4), Pietro Sampaio Mendes. A estatal diz que vai recorrer.
O juiz alega conflito de interesses por meio de Pietro, ao justificar a decisão.
Além de liderar o comitê de acionistas da estatal, Mendes atua como secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME) e chegou ao posto indicado pelo ministro Alexandre Silveira (PSD-MG), que disputa publicamente com Jean Paul Prates (PT-RN), CEO da petroleira.
Esse afastamento acontece às vésperas da reunião do colegiado, daqui a uma semana, que vai eleger o conselho de administração para o período de 2024-2026. Na ocasião, aguarda-se um desfecho para a novela dos dividendos extraordinários.
Na última segunda-feira (8), o mesmo juiz já havia suspendido um outro membro do conselho de administração apontado pelo governo federal, o ex-ministro Sergio Rezende, escolha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A alegação foi a de que o nome de Rezende não passou por lista tríplice.
As informações são do site Bom Dia Mercado.
No exterior…
EUA
Na agenda econômica dos Estados Unidos da América (EUA) nesta sexta-feira (12), estão:
- – 11:00 – índice de confiança da Universidade de Michigan de abril.
Europa
Alemanha
CPI – A inflação homóloga na Alemanha ficou em 2,20% em março, o nível mais baixo desde maio de 2021, informou a agência federal de estatística alemã (Destatis), que já tinha estimado este número com base em dados provisórios.
Em comparação com fevereiro, os preços no consumidor aumentaram 0,40% em março.
O valor mostra uma tendência descendente, após a inflação ter sido de 2,90% em janeiro e de 2,50% em fevereiro.