Ações

IBOVESPA HOJE - Varejo no Brasil e preços ao produtor nos EUA são destaques, com tarifas recíprocas de Donald Trump no radar

Investidores do Ibovespa aguardam Donald Trump revelar detalhes sobre as tarifas recíprocas que pretende implementar

Ibovespa hoje
Mercado brasileiro reage aos dados de inflação dos EUA e aguarda anúncios de Trump sobre tarifas recíprocas, enquanto monitora resultados corporativos globais | Crédito: Reprodução

ATUALIZAÇÕES DE MOVIMENTAÇÕES DO IBOVESPA HOJE:

  • 10:05: Ibovespa (IBOV): -0,12%, aos 124.229,05 pontos.

Trump promete anunciar novas tarifas recíprocas

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou que, nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, vai revelar detalhes sobre as tarifas recíprocas que pretende implementar, uma estratégia que pode influenciar o comércio internacional e gerar volatilidade nos mercados.

Novos dados de inflação e expectativas sobre o Federal Reserve (FED)

Nos Estados Unidos (EUA), os dados do índice de preços ao consumidor (CPI) surpreenderam negativamente os analistas, uma vez que refletiram uma inflação mais alta do que o esperado.

Com isso, o mercado financeiro aguarda a divulgação do índice de preços ao produtor (PPI), às 10:30, e pode indicar uma tendência mais elevada dos preços no setor produtivo.

Além disso, os investidores começam a acreditar que o Federal Reserve (FED) pode não cortar os juros mais neste ano, diante da persistência da inflação e da recuperação econômica norte-americana.

O mercado financeiro se atenta a mais sinais do Banco Central dos Estados Unidos (EUA) sobre a trajetória da política monetária.

Desaceleração econômica no Brasil? Expectativas para o setor de varejo

No Brasil, a agenda econômica também promete movimentação, com a divulgação da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do mês de dezembro, programado para às 9:00.

Esse indicador pode confirmar a desaceleração da economia do Brasil no quarto trimestre de 2024, após o inesperado declínio no setor de serviços em dezembro, o que gerou preocupações sobre o ritmo da recuperação econômica no País.

Expectativas para o setor financeiro: Barclays e Commerzbank

Em terceiro lugar, no calendário corporativo desta quinta-feira, 13 de fevereiro, duas grandes instituições financeiras estão no radar dos investidores no Ibovespa hoje.

Barclays (Reino Unido) e Commerzbank (Alemanha) divulgarão seus balanços financeiros antes da abertura dos mercados, com os investidores atentos às perspectivas para o setor bancário europeu.

Mercado global de petróleo acompanha negociações para possível fim da guerra entre Rússia e Ucrânia

No mercado global de commodities, o petróleo sofreu uma queda expressiva, em reflexo às negociações para um possível fim da guerra entre Rússia e Ucrânia.

As expectativas de um acordo de paz entre os dois países geraram preocupações quanto à oferta e demanda pela commodity.

Nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, a Agência Internacional de Energia (AIE) divulga seu relatório mensal sobre o setor de petróleo, o que deve afetar ainda mais os preços da commodity.

Ações da Cisco têm forte alta após aumento de projeções de receitas

As ações da Cisco Systems registraram um significativo salto de 6,5% no pregão após o fechamento dos mercados, impulsionadas pela revisão para cima nas projeções de receita para o ano fiscal de 2025.

A gigante de tecnologia anunciou que as expectativas de crescimento estão mais robustas do que o previsto anteriormente, o que gerou otimismo entre os investidores.

ADRs da Suzano (SUZB3) sobem 5,6% após balanço positivo

Além disso, os ADRs da Suzano (SUZB3), principal produtora de celulose do Brasil, registraram uma alta expressiva de 5,6%, também no after hours, após a empresa divulgar seu balanço financeiro do último trimestre.

Além disso, o resultado foi superior às expectativas de analistas, o que contribuiu para o aumento das ações da companhia no mercado de capitais.

Agenda do Ibovespa hoje

Por fim, confira os principais indicadores e eventos econômicos que devem impactar os mercados nesta quinta-feira, 13 de fevereiro:

Indicadores Econômicos

  • 4:00Alemanha-Destatis: Divulgação do CPI de janeiro (dados finais).
  • 4:00Reino Unido-ONS: Produção industrial de dezembro.
  • 6:00AIE: Relatório mensal sobre o mercado de petróleo.
  • 7:00Zona do Euro: Produção industrial de dezembro.
  • 9:00IBGE: Vendas no varejo de dezembro.
  • 10:30EUA-Departamento do Trabalho: Pedidos de auxílio-desemprego e PPI de janeiro.
  • 14:30BC: Pesquisa trimestral das condições de crédito.

Eventos

  • 14:00 – Coletiva de imprensa da Secretaria de Política Econômica (SPE), do Ministério da Fazenda, sobre as expectativas econômicas para 2025.

Balanços

  • Antes da abertura: Barclays (Reino Unido) e Unilever (Reino Unido).
  • Após o fechamento: Caixa Seguridade (Brasil) e Commerzbank (Alemanha).
Sair da versão mobile