Ações

IBOVESPA HOJE - O que você precisa saber para investir nesta 3ª

Relatório de vendas e produção da Vale no segundo trimestre é aguardado após o fechamento de mercado, enquanto o mercado acompanha palestra de Gabriel Galípolo

Informações sobre o Ibovespa (IBOV)
Ibovespa

ATUALIZAÇÕES:

  • – 10:11: Ibovespa: -0,01%, aos 129.329,77 pontos.

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, encerrou esta terça-feira (16) em queda de 0,16%, aos 129.110,38 pontos.

Brasil

Nesta terça-feira (16), o mercado financeiro local acompanha a divulgação do relatório de produção e vendas da Vale (VALE3) referente ao segundo trimestre deste ano, após o fechamento de mercado.

Além disso, a palestra de Gabriel Galípolo, no Fórum do Sicredi, será observada.

O diretor do Banco Central (BC) é o nome mais cotado para ser o sucessor de Campos Neto na autarquia a partir de janeiro, na ocasião, Galípolo terá a oportunidade de comentar as novas esperanças para os juros americanos, e como elas podem influenciar as decisões para a taxa básica de juros Selic.

Incertezas fiscais levam resistência a taxa de juros

A pesquisa Focus desta semana reduziu marginalmente a projeção de IPCA de 2024 de 4,02% para 4,00%, após a surpresa de junho. A projeção para 2025 subiu de 3,88% para 3,90%, ambas acima da meta de 3%.

As medianas para a taxa básica de juros permaneceram em 10,50% para 2024, 9,50% para 2025 e 9,00% para 2026. A resistência na melhora das expectativas é atribuída às incertezas fiscais.

O bloqueio de R$ 26 bilhões no Orçamento e o compromisso de defender o arcabouço foram boas notícias, mas as propostas recentes são insuficientes. A regulamentação da reforma tributária, aprovada na Câmara, enfrenta pressões e exceções.

O ministro Fernando Haddad (PT-SP) tenta corrigir excessos no Senado, mas as negociações com Rodrigo Pacheco (PSD-MG) estão emperradas, ameaçando a aprovação da PEC no segundo semestre.

Divergências sobre a desoneração da folha de pagamentos e o projeto da dívida dos Estados são os principais pontos de conflito.

O projeto da dívida dos Estados enfrenta críticas por seu impacto de 2% a 3% do PIB. Primeiramente, o Senado afirmou que votará o projeto em agosto, antes da execução da dívida de Minas Gerais.

A princípio, o ministro Edson Fachin deu 48 horas para a PGR se manifestar sobre o pedido de MG para prorrogar o prazo de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal, dando fôlego para renegociar uma dívida de R$ 160 bilhões com a União.

Assim, o governo e o Senado têm até o dia 19 para encontrar recursos para cobrir a desoneração da folha de pagamentos.

Sem compensação, empresas de 17 setores e pequenos municípios serão reonerados. Receita afirma que as propostas do Senado são insuficientes.

O ministro Alexandre Padilha disse que o governo acolhe as propostas do Senado, mas considera aumentar a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) em até 1% se as medidas forem insuficientes. Ele reiterou o compromisso de Lula com o controle das contas públicas.

Reforma Tributária

O Senado Federal pode não aprovar este ano o primeiro projeto de regulamentação da reforma tributária, aprovado na semana passada pelos deputados federais.

A Câmara dos Deputados ampliou a lista de produtos isentos ou com menor imposto no novo sistema. A princípio, a Fazenda quer reforçar a trava do Imposto do Valor Agregado (IVA), para limitá-lo a a 26,5%.

Além disso, Haddad pretende incluir armas de fogo no Imposto Seletivo, conhecido como Imposto do Pecado, como parte de suas medidas.

EUA

Nesta terça-feira (16), o mercado financeiro observa o volume de vendas no varejo norte-americano em junho.

Europa

Alemanha – O índice de expectativas econômicas da Alemanha caiu para 41,8 pontos em julho, ante 47,5 pontos em junho, segundo o ZEW. A queda superou a expectativa dos analistas de 41,5 pontos.

Por outro lado, o índice de condições atuais medido pelo ZEW melhorou, subindo de -73,8 pontos em junho para -68,9 pontos em julho. Essa melhora indica uma percepção menos negativa das condições econômicas atuais.

Ainda nesta semana…

Quarta-feira (17):

  • Brasil: Lançamento do Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10), que registra a inflação entre o dia 11 do mês anterior e o dia 10 do atual.
  • Zona do Euro: Divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (IPC).
  • EUA: Publicação do Livro Bege, relatório sobre as condições econômicas dos 12 distritos do Federal Reserve (Fed), o banco central de lá.

Quinta-feira (18):

  • Zona do Euro: Anúncio da decisão de política monetária do Banco Central.
  • EUA: Divulgação do Índice de Atividade do Fed Filadélfia de julho e dos pedidos semanais de auxílio-desemprego.

Sexta-feira (19):

  • Brasil: A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulga a segunda prévia do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), conhecido como a inflação do aluguel.
  • Alemanha: Publicação do Índice de Preços ao Produtor (PPI), indicador de inflação que mede a variação nos preços médios recebidos pelos produtores nacionais.

Aguardando Data de Publicação:

  • China: Crédito agregado e novos empréstimos.
  • Alemanha: Vendas no varejo.

Nesta matéria contém informações do site Bom Dia Mercado.

Sair da versão mobile