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ICVA da Cielo (CIEL3) aponta queda de 1,1% nas vendas do varejo em março

No primeiro trimestre, o desempenho do setor caiu 0,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Em termos nominais, houve alta de 3,1%

Cielo (CIEL3) - Divulgação: Cielo, por Evidência Consultoria e Comunicação
Cielo (CIEL3) - Divulgação: Cielo, por Evidência Consultoria e Comunicação

As vendas no varejo em março caíram 1,1%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2023, segundo o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA) da Cielo (CIEL3).

Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o índice registrou alta de 2,8%.

"Efeitos de calendário prejudicaram o Varejo em relação ao mesmo mês do ano passado. Março de 2024 contou com uma quarta-feira a menos e uma quinta-feira a menos em relação a 2023. As perdas desses dois dias úteis não foram compensadas por um domingo a mais em março deste ano porque boa parte do comércio costuma fechar nesse dia", comenta a companhia.

Entre os macrossetores, Bens Duráveis e Semiduráveis e Serviços apresentaram queda no faturamento de 5,3% e 4,3%, respectivamente.

O segmento de Materiais para Construção foi o que mais puxou o resultado de Bens Duráveis e Semiduráveis para baixo. No caso de Serviços, foi o setor de Autopeças e Serviços Automotivos.

O macrossetor de Bens Não Duráveis foi o único a apresentar crescimento no mês: 2,0%. Com alta no faturamento, o setor de Varejo Alimentício Especializado foi o destaque neste caso. "Uma das hipóteses para a queda do Varejo em março foi a inflação, que acelerou e pode ter desestimulado o consumo. O resultado só não foi mais negativo porque comércios mais impactados pela Páscoa como chocolaterias e supermercados registraram crescimento nas vendas", diz Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.

No primeiro trimestre, o desempenho do Varejo caiu 0,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Em termos nominais, houve alta de 3,1%.

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