A agência de classificação de risco Fitch Ratings afirmou os IDRs (Issuer Default Ratings) de longo prazo em moedas estrangeira e local ‘BB+’ e o rating nacional de longo prazo ‘AAA(bra)’ da Klabin (KLBN11).
A agência ainda afirmou o rating ‘BB+’ das notas seniores da Klabin Austria Gmbh, com garantias da companhia.
A perspectiva dos ratings corporativos foi estável.
Os ratings da Klabin refletem a liderança da empresa no setor brasileiro de papel e embalagens e sua ampla base florestal, que lhe permite ter uma estrutura de baixo custo de produção e operações com elevada integração vertical.
A sólida posição de liquidez e o baixo risco de refinanciamento da companhia continuam importantes considerações de crédito.
A Fitch acredita que a geração de fluxo de caixa da Klabin vai continuar robusta, devido a seu baixo custo de produção na indústria e à forte demanda dos segmentos de papel e embalagens.
A perspectiva estável incorpora uma pressão temporária sobre a alavancagem (que já seria negativamente afetada pelo ciclo de baixa da celulose) devido ao projeto Caetê.
A alavancagem líquida deve atingir o pico, de cerca de 4,5x, em 2024, e reduzir-se gradualmente para cerca de 4,0 vezes em 2025 e 3,5 vezes em 2026.
A Klabin não tem margem para enfrentar grandes investimentos adicionais em 2024-2026, dada sua alta alavancagem.
A empresa, no entanto, continua com flexibilidade para dispor de seu excesso de terras e ativos florestais não estratégicos.