Empresas

Magazine Luiza (MGLU3) lança o Magalu Cloud, serviço de nuvem para apoiar digitalização de empresas

Projeto começou a ser desenvolvido três anos atrás e, atualmente, cerca de 30% da operação digital do grupo já estão na nuvem própria

-
-

O Magazine Luiza (MGLU3) lançou nesta terça-feira (12), o seu serviço de armazenamento em nuvem, a Magalu Cloud, focada em apoiar a digitalização especialmente de pequenas e médias empresas. 

A princípio, o projeto começou a ser desenvolvido três anos atrás e, atualmente, cerca de 30% da operação digital do grupo já estão na nuvem própria.

Com isso, a varejista se une a Google, Amazon e Microsoft, que são algumas das companhias que atuam neste segmento no Brasil.

Um dos diferenciais da Magalu Cloud é que os acordos não serão pagos em dólar, o que, segundo a varejista, coloca o serviço em posição mais competitiva. Mas, para especialistas, os grandes grupos internacionais ganham competitividade pela escala, o que ajuda a baratear a oferta e tornar os clientes fiéis.

O Magalu Cloud oferecerá armazenamento, computação, rede, banco de dados, firewalls (sistema de segurança) inteligência artificial, entre outros.

No entanto, em um primeiro momento, em vez de oferecer centenas de serviços, a empresa terá quatro básicos: computação, armazenamento, rede e banco de dados.

As nuvens hospedam aplicações, executam softwares, armazenam de dados, entre outras possibilidades.

“Se tudo der errado, vou ter uma ‘cloud’ barata e complementar a dos meus concorrentes internacionais, mas estou confiante”, disse o CEO, Frederico Trajano.

Sobretudo, o serviço de nuvem do Magazine Luiza opera com data centers em duas regiões: na Grande São Paulo, desde 2021, e em Fortaleza, desde o ano passado.

As atividades gerenciadas pela Magalu Cloud são hospedadas em infraestrutura (datas centers, equipamentos de rede) sob controle do grupo.

As informações são do Valor Econômico.

Sair da versão mobile