A Holanda planeja abater cerca de 102.000 galinhas em uma fazenda na cidade de Kiel-Windeweer, no norte, após a detecção de uma cepa de gripe aviária altamente infecciosa, disse o governo holandês na terça-feira (4).
A França viu um ressurgimento de casos depois de experimentar sua pior onda de gripe aviária no início deste ano.
De acordo com o Bradesco BBI, a epidemia dessa temporada afetou trinta e sete países europeus no total, o maior alcance geográfico já registrado.
O vírus atravessou o Atlântico pela primeira vez através de rotas de migração, causou uma grave epidemia em aves em várias províncias canadenses e estados dos EUA.
Os analistas calculam que a União Européia responde por 12% do comércio global de frango e, portanto, o risco de casos de gripe aviária
se espalharem pela região pode ser visto como positivo para a exportadora brasileira de frango BRF (BRFS3) e, em menor grau, para a JBS (JBSS3).
Para o Bradesco BBI, uma menor oferta de frango da Europa em razão da gripe aviária matar aves pode levar a preços globais de frango mais altos
e também beneficiar as exportações de outros países, como o Brasil.
As recomendações de Bradesco BBI para a BRF (BRFS3) são de compra, com preço-alvo de R$ 27,00, e JBS (JBSS3), neutra, com preço-alvo de R$ 34,00.