A Natura (NTCO3) lançou seu primeiro Relatório Anual Integrado, com a consolidação das informações detalhadas de 2023 sobre as atividades da Avon e Natura na América Latina, da operação master franqueada da The Body Shop na região e o desempenho da Avon Internacional.
O grupo encerrou o ano de 2023 com cerca de 22 mil colaboradores em mais de 50 países, e atendeu a um total de seis milhões de Consultoras de Beleza e Representantes.
Em termos financeiros, o foco estratégico na rentabilidade e no fluxo de caixa reflete-se no lucro líquido de R$ 3 bilhões e uma posição de caixa de R$ 1,70 bilhão.
Um dos destaques do documento foi a integração das operações das marcas Natura e Avon na América Latina.
Em 2023, a união das forças de vendas resultou em uma experiência aprimorada para as Consultoras de Beleza, que culminou em um portfólio otimizado e condições comerciais mais atrativas.
Entre os avanços da combinação das duas marcas foi registrado o o alcance de 800 mil contas de Consultoras de Beleza Natura e Avon do Brasil no Emana Pay, plataforma de serviços financeiros de Natura &Co.
Cerca de 40% delas usam a ferramenta a cada ciclo de vendas, e, com isso, aumentaram a produtividade dos negócios em 10% e reduziram a inadimplência em cerca de 30%.
Em termos sociais, o grupo alcançou importantes marcos, como a equidade salarial de gênero e raça, além de atingir a meta de 100% de salário digno para todos os colaboradores em mais de 53 países.
O documento apresenta, ainda, os resultados do último Integrated Profit & Loss, (IP&L), ferramenta de gestão integrada que permite contabilizar, além dos resultados financeiros, o impacto da atuação empresarial nas dimensões ambiental, social e humana.
Os novos dados demonstram que a divisão do grupo na América Latina gerou um impacto líquido positivo de R$ 39,5 bilhões para a sociedade.
O Relatório Integrado Natura &Co 2023 foi disponibilizado aqui: Link
O Databook América Latina foi disponibilizado aqui: Link
As informações são de Weber Shandwick.