A Petrobras (PETR3;PETR4) estuda investimentos em projetos eólicos terrestres, usinas solares e pensa ainda em construir uma nova termelétrica na Gaslub.
A estatal também avalia a construção de uma nova térmica a gás natural, dentro dos novos moldes da empresa, voltados para a transição energética.
O diretor de transição energética e sustentabilidade da estatal, Mauricio Tolmasquim, defendeu também a criação de uma regulação que permita viabilizar um mercado para o chamado diesel verde.
A Ativa Investimentos acredita que esse posicionamento é positivo para a empresa. "No que tange à construção da termelétrica no Gaslub, a medida faz sentido dado o volume de gás que chegará ao local oriundo do Rota 3", diz o comunicado da casa.
Por enquanto, a Ativa ainda não se sente confortável para alterar a recomendação neutra, sobretudo diante da alteração da política de dividendos da empresa e novo plano estratégico.
"Em suma, preferimos definir se será positivo se tornar sócio da nova Petrobras apenas após as regras do jogo estarem definidas", completa a instituição.
Até lá, os analistas seguem preferindo a alocação em teses de petróleo que não dialoguem com o risco político da estatal.