Recomendações

Petrobras (PETR3)(PETR4): Goldman Sachs reitera "compra" após redução nos preços do diesel

Margens consolidadas de refino da estatal permanecem em níveis saudáveis, estimam analistas do banco

- Arquivo/Agência Brasil
- Arquivo/Agência Brasil

Na segunda-feira (19), a Petrobras (PETR3)(PETR4) anunciou uma redução de aproximadamente 6% nos preços do diesel. A medida entra em vigor hoje, 20 de setembro.

O Goldman Sachs observa que, desde o último reajuste de preços da estatal, os preços do diesel da Costa do Golfo (em reais) caíram aproximadamente 6%, o que faz com que analistas acreditem que o anúncio de hoje possivelmente reflita essa tendência internacional de preços.

Levada em conta essa queda, agora veem o preço do diesel da Petrobras 7% acima dos preços do diesel da Costa do Golfo, enquanto enxergam os preços da gasolina 12% abaixo dos níveis de preço da gasolina GC .

Para referência, o desconto médio em relação aos preços internacionais foi de -9/-15% para diesel/gasolina em 2021.

Atualmente, veem o crack spread da Petrobras vs. Brent em aproximadamente 57 USD/bbl para diesel (vs. média de 2021 de USD 12/bbl) e cerca de 9 USD/bbl para gasolina (semelhante à média de 2021).

Isso leva o GS a acreditar que as margens consolidadas de refino da Petrobras permanecem em níveis saudáveis.

Eles permanecem com rating de compra na Petrobras, pois continuam a ver a estatal fornecer um carry atraente, com um dividend yield de em torno de 37% em 2023E (vs. aproximadamente 26% para o principal concorrente Ecopetrol).

Sair da versão mobile