
A Transpetro, subsidiária de transporte da Petrobras (PETR3)(PETR4), anunciou que pretende lançar, ainda em 2025, uma nova licitação para contratar quatro embarcações destinadas à logística da estatal.
Além disso, a companhia busca incluir a contratação de outros nove navios de cabotagem no plano de negócios da Petrobras (PETR3)(PETR4) para o período de 2026 a 2030.
Espera-se que o edital para a concorrência dos nove navios de cabotagem seja lançado no início de 2026, de acordo com informações divulgadas pelo presidente da Transpetro, Sérgio Bacci.
Nova concorrência prevista para o meio do ano
De acordo com Bacci, a licitação programada para meados de 2025 foca na contratação de navios do tipo MR1, embarcações com capacidade de 25.000 toneladas, voltadas para a cabotagem da Petrobras.
“Nessa licitação do meio do ano, vamos lançar a concorrência para contratar navios do tipo MR1, são navios de 25.000 toneladas para fazer cabotagem para Petrobras“, afirmou Bacci durante um evento em comemoração aos 45 anos do Partido dos Trabalhadores (PT), no Rio de Janeiro (RJ).
Ele comentou sobre os planos da estatal para o ano seguinte: “Os outros nove para o ano que vem ainda discutimos com a Petrobras para incluir no plano estratégico de 2026-2030. Mas a nossa ideia seria lançar o edital em janeiro de 2026 para contratar navios de transporte de petróleo na costa brasileira”, acrescentou.
Revitalização da indústria naval brasileira: como Petrobras (PETR4) e Transpetro se alinham?
A expansão da frota da Transpetro e da Petrobras está alinhada com a estratégia do governo federal para impulsionar a indústria naval brasileira. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem reiterado a importância da estatal na geração de empregos e no fortalecimento da economia do país.
Nesta segunda-feira (24), a Transpetro promove um evento no estaleiro de Rio Grande, no Rio Grande do Sul (RS), onde vai ser assinada a contratação de quatro navios da classe Handy.
O investimento em cada uma dessas embarcações soma US$ 69,50 milhões.
Esses navios serão destinados ao transporte de derivados de petróleo ao longo da costa do Brasil.
Concorrência internacional para navios gaseiros
Além dos novos editais previstos, a Transpetro lançou recentemente uma concorrência internacional para contratar oito navios gaseiros.
Esses navios serão essenciais para triplicar a capacidade de transporte de gás liquefeito de petróleo (GLP) e derivados, além de permitir o transporte de amônia.
Com essa iniciativa, a empresa visa atender à crescente demanda por transporte marítimo eficiente e sustentável no setor de energia. De acordo com Sérgio Bacci, as novas licitações contarão com um mínimo de 40% de conteúdo nacional para fomentar a indústria local.
“A gente põe 40%, achamos um número factível. Quanto mais conteúdo, melhor. Mas trabalhamos com esse mínimo de 40%”, destacou o executivo.
Petrobras (PETR4) acelera investimentos em logística e infraestrutura
As ações da Petrobras (PETR3)(PETR4) em relação à expansão da frota e da infraestrutura logística fazem parte de uma estratégia mais ampla da companhia para os próximos anos.
A presidente da estatal, Magda Chambriard, já afirmou em eventos do setor que os fornecedores devem se preparar, pois a Petrobras “pisa no acelerador”.