Essa sexta-feira (25) inicia a Black Friday, segunda data mais importante de vendas online no país. Entretanto, este também é um período que exige maior atenção dos consumidores com as fraudes e golpes virtuais.
A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, apontam que 79% das pessoas pretendem fazer compras nesta data.
Entretanto, as fraudes em e-commerces cresceram 52% na BlackFriday de 2021, segundo dados coletados pela ClearSale, fazendo o consumidor redobrar a atenção.
Outro fator que pode prejudicar o comprador final são os links maliciosos. Segundo a desenvolvedora de soluções em cibersegurança global Check Point Research, 5.300 sites foram detectados por semana, no ano passado.
Como se prevenir
Para Gleysson Klynger, Diretor Executivo de Data Center da Soluti, as mudanças no comportamento do consumidor fizeram com que as compras online fossem mais frequentes.
“Hoje 90% dos lares brasileiros já tem acesso à internet. Desta forma, é fundamental ter cuidado ao realizar as compras para não ter prejuízos financeiros e o compartilhamento dos dados”, aponta Gleysson.
Dessa forma, Klynger recomenda tomar cuidado com o volume de e-mails recebidos, e que o ideal é verificar sempre na loja e páginas oficiais e atenção especial para URL do portal. Caso haja um "s" no "http" com um cadeado, este símbolo aponta a confiança do site.
Klynger ainda alerta que é importante verificar o site no Procon, ou em sites como o Buscapé.
"Além disso, é importante verificar a reputação do site no Procon e sites confiáveis, como Buscapé e Reclame Aqui ou através da pesquisa de histórico de preços sobre aquele produto. Também verifique se disponibiliza canais de relacionamento com o cliente e uma política de troca", concluiu o Diretor Executivo.
Outra dica compartilhada pelo especialista é verificar se a loja realmente realiza atendimento e vendas baseados nos critérios da LGPD, para garantir a integridade de seus dados.
"Verifique se a loja em que se está realizando a compra atende aos critérios exigidos pela LGDP para garantir a confiabilidade e integridade de suas informações pessoais e bancárias. O site precisa possuir um termo de consentimento visível e deixar bem descrito nas promoções e contratos, quem e como esses dados são armazenados e utilizados", finaliza o diretor da Data Center Soluti.