IPO

Moove, do grupo Cosan (CSAN3), lança IPO com valuation de R$ 12,4 bilhões

Este vai ser o primeiro IPO de uma empresa brasileira desde a listagem do Nubank (ROXO34) em dezembro de 2021

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A Moove, uma das principais fabricantes de lubrificantes da América Latina e controlada pelo grupo Cosan (CSAN3), anunciou na manhã desta terça-feira (1) o lançamento de seu IPO (sigla em inglês para oferta pública inicial) na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE).

A empresa busca vender 25 milhões de ações, com um valuation pós-money estimado em cerca de R$ 12,4 bilhões, ao meio da faixa indicativa estabelecida.

Este vai ser o primeiro IPO de uma empresa brasileira desde a listagem do Nubank (ROXO34) em dezembro de 2021.

Faixa de preço indicativa e o valuation da Moove

A Moove definiu uma faixa de preço indicativa para suas ações entre US$ 14,50 e US$ 17,50.

Com um preço médio de US$ 16, a companhia seria avaliada em 8x seu EBITDA (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) estimado para 2025, de R$ 1,55 bilhão.

No topo da faixa, o múltiplo subiria para 8,5x EBITDA, que resulta em um valuation de R$ 13,10 bilhões.

Estrutura da operação

A operação do IPO vai ser majoritariamente secundária, informou o site Brazil Journal.

Isso significa que uma parte significativa das ações ofertadas já está em circulação e não se refere à emissão de novas ações.

No preço médio da faixa, a Moove levantaria cerca de US$ 100 milhões em ações primárias, que serão usadas parcialmente para financiar a aquisição da DIPI Holdings.

Dos US$ 300 milhões restantes, US$ 100 milhões virão de vendas de ações da Cosan (CSAN3), controladora que possui atualmente 70% do capital da empresa.

O restante, US$ 200 milhões, provém da venda de ações da CVC Capital Partners, que detém os 30% restantes da Moove.

Além disso, a oferta pode incluir um greenshoe, que, a depender da demanda, pode aumentar o montante disponível em até 50%.

Presença internacional de Moove e a diversificação de receitas

A Moove mantém operações significativas na América Latina, Estados Unidos e Europa.

Com a exclusividade da marca Mobil no Brasil, a empresa vende lubrificantes para diversos setores, especialmente os automotivo e industrial.

Atualmente, quase 50% de sua receita tem sido gerada em moedas fortes, o que a posiciona favoravelmente em um mercado global cada vez mais competitivo.

Resultados financeiros recentes

No primeiro semestre de 2023, a Moove reportou uma receita de R$ 5,024 bilhões, uma leve queda de 1,6% em comparação ao ano anterior.

Apesar disso, o EBITDA alcançou R$ 690,2 milhões, um aumento de 9,0%, enquanto o lucro líquido foi de R$ 237,6 milhões, em reversão a um prejuízo de R$ 58 milhões registrado no mesmo período do ano anterior.

As informações são do site Brazil Journal.

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