Ações

Sabesp (SBSP3): confiança de Tarcísio para cronograma de privatização é positivo para ação, diz XP

Governado de São Paulo participou do 1º Fórum Político XP, na última segunda-feira (11)

- Sabesp/Divulgação
- Sabesp/Divulgação

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o secretário do governo, Gilberto Kassab (PSD-SP), afirmaram que a negociação com os municípios está correndo bem e não deve representar ameaça ao calendário de privatização da Sabesp (SBSP3). Para a XP Investimentos, a confiança do governador mostra que as chances de privatização no cronograma proposto são elevadas, "o que é positivo para a ação".

As declarações foram feitas no 1º Fórum Político XP, na última segunda-feira (11).

Na ocasião, Tarcísio afirmou que já vem trabalhando com os municípios nos novos contratos de concessão com novo prazo para 2060 e novas metas.

Segundo ele, além de um novo contrato de concessão padrão, cada município terá um anexo estabelecendo as suas condições específicas.

Existem apenas 28 municípios que exigem aprovação da Câmara Municipal local para alterações no contrato. No entanto, o governador acredita que esta é uma medida cautelosa, uma vez que a Nova Lei de Saneamento elimina a necessidade dessas medidas adicionais.

O governador e o secretário Kassab afirmaram que a discussão está indo bem e os benefícios já ficaram claros para a capital. "O governador está confiante na aprovação na Câmara Municipal de São Paulo. Existe um acordo para manter fundos municipais e investimentos atuais na capital, e a discussão envolve um acordo sobre algumas responsabilidades de uma parte para com a outra (precatórios e outras questões legais)", explica a XP.

Quanto a tarifa do saneamento, Tarcísio disse que as previstas no cenário da empresa privatizada seriam inferiores às tarifas previstas no cenário atual, apesar do investimento mais elevado e da antecipação da meta de universalização.

A criação de um fundo de saneamento com os recursos da oferta pública e os dividendos a serem recebidos será a fonte da redução tarifária proposta.

Por fim, o governador acredita que a transação está alinhada com a nova Lei de Saneamento. "Ele não está preocupado com o questionamento das URAEs (Unidades Regionais de Saneamento Básico), como outros estados também adotaram a regionalização, e uma decisão adversa causaria uma reação em cadeia em todo o país", comentou a casa.

Nesta terça-feira (12), as ações SBSP3, por volta das 11h15, operam com baixa de 0,25% a R$ 68,78.

Sair da versão mobile