Com a privatização, a XP Investimentos espera que a Sabesp (SBSP3) apresente melhores resultados operacionais, semelhante a outras estatais. Por isso, eleva sua recomendação de neutra para compra com preço-alvo a R$ 80,00 por ação em 2024.
Para a casa, o processo de privatização é uma alavanca para a companhia. Sua concretização está em trajedo apertado, mas a XP avalia que o governo de São Paulo está no caminho certo.
“A fase que está curso, envolve definições relativas à regulação, governança corporativa e aprovações políticas a nível estatal, provavelmente terminará a tempo. A segunda fase deverá ocorrer até meados de 2024 e culminará com a privatização da Companhia. Como etapas anteriores, exigirá a aprovação final dos municípios, definição da oferta de ações e roadshow a potenciais investidores”, afirma a casa.
Além disso, o processo de reestruturação da empresa é um ponto visto como alavancador. A companhia já realizou um programa de demissão voluntária, ao qual aderiram 1.862 colaboradores.
Existem diversas iniciativas para reduzir custos, das quais a XP destaca; a criação de uma área de serviços compartilhados que deverá reduzir a redundância das unidades de negócio regionais.
Além disso, a casa vê movimentos positivos na criação de uma área regulatória e na definição de uma política de hedge cambial.
“Apesar da privatização, esperamos que a Sabesp apresente melhores resultados operacionais, num movimento semelhante ao que vimos com outras empresas estatais como Cemig, Copel e Petrobras”, conclui a análise.
Nesta segunda-feira (16), por volta das 10h20, às ações SBSP3 operavam com alta de 1,27%, cotadas a R$ 62,06.