O jornal Valor trouxe uma entrevista com o chefe global da TIL, divisão de terminais portuários da MSC, sobre as perspectivas para a indústria portuária brasileira.
O executivo anunciou um extenso plano de capex de cinco anos para o País, que totaliza R$ 7 bilhões.
O investimento vai ser dividido entre suas operações em Santos, com R$ 4 bilhões destinados à BTP, e Navegantes, com R$ 3 bilhões destinados à Portonave.
A entrevista enfatizou a importância da renovação da concessão da BTP, com destaque à necessidade de ampliar a capacidade do terminal portuário de Santos.
Além disso, o executivo expressou a intenção da empresa de investir o capital por meio de fusões e aquisições, apesar de minimizar a possibilidade de entrar na Santos Brasil.
O BTG Pactual relembra que a matéria segue uma entrevista recente com um executivo da Maersk.
Na opinião de analistas do banco, a versão menor do leilão STS10 aumenta o valor estratégico dos atuais players de terminais portuários em Santos, como BTP, Santos Brasil e DP World Santos.
Dada a TIR real implícita de 9,5%, eles reiteraram a recomendação de compra em Santos Brasil (STBP3), com preço-alvo de R$ 13,00.