Estrutura de capital

Tenda (TEND3) cancela ações em tesouraria e abre novo programa de recompra

A decisão foi deliberada após o atingimento integral do limite estipulado para a recompra

-
-

O conselho de administração da Tenda (TEND3) aprovou, em reunião realizada nesta segunda-feira (20), o encerramento antecipado do atual programa de recompra de ações de sua própria emissão, aprovado em 14 de janeiro de 2025.

A decisão foi deliberada após o atingimento integral do limite estipulado para a recompra.

Esse encerramento marca o fim de uma etapa do processo de reestruturação da companhia voltado ao aumento de valor para seus acionistas.

Mais detalhes sobre o cancelamento de ações de Tenda (TEND3) em tesouraria

Além do encerramento do plano de recompra, o CA aprovou o cancelamento de 516.094 ações ordinárias (ON) mantidas em tesouraria – 16.094 ações já existentes em tesouraria e 500.000 ações adquiridas no âmbito do programa de recompra.

Este movimento não resulta em redução do capital social da Tenda. O cancelamento vai ser compensado contra os saldos das reservas de lucro disponíveis, excluídos os saldos das reservas especificadas no inciso I do parágrafo 1º do artigo 8º da mesma resolução.

Com o cancelamento das ações, o capital social da Tenda vai ser ajustado para R$ 910.728.801,38 (novecentos e dez milhões, setecentos e vinte e oito mil, oitocentos e um reais e trinta e oito centavos).

O novo capital vai ser dividido em 122.578.152 ações ordinárias, todas nominativas, escriturais e sem valor nominal.

Para formalizar a alteração no número de ações, a Tenda vai convocar oportunamente uma Assembleia-Geral Extraordinária (AGE), como determina o artigo 5º do Estatuto Social da companhia.

E quanto ao novo plano de recompra de ações? Confira objetivos e condições

Em sequência ao encerramento do antigo programa, foi aprovado um novo plano de recompra de ações (Plano de Recompra), com o objetivo de maximizar a geração de valor para os acionistas, por meio de uma administração eficiente da estrutura de capital da companhia.

A nova recompra de ações vai ser realizada pelas condições do Anexo G da Resolução CVM 80.

Características:

  1. Objetivo – O plano visa otimizar a estrutura de capital da companhia e aumentar o valor das ações da Tenda no mercado.
  2. Ações em circulação – Atualmente, existem 122.578.152 ações ordinárias em circulação, todas nominativas, escriturais e sem valor nominal.
  3. Ações em Tesouraria – Após o cancelamento das ações mencionadas, a Tenda não vai manter ações próprias em tesouraria. A companhia possui atualmente 11.792.100 ações referenciadas em derivativos, distribuídas entre os seguintes bancos e valores:
    • 4.500.000 ações com o Itaú Unibanco S.A.;
    • 3.032.100 ações com o Banco Santander (Brasil) S.A.;
    • 2.500.000 ações com o Banco Santander (Brasil) S.A.;
    • 1.760.000 ações com o Banco Bradesco S.A.


No âmbito do novo plano, a Tenda pode adquirir até 176.356 ações ordinárias (ON), nominativas, escriturais e sem valor nominal, em respeito aos limites estabelecidos pela Resolução CVM 77.

As aquisições serão realizadas na B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, a preço de mercado, sem impactos na composição do controle acionário ou na estrutura administrativa da companhia.

Dentro do escopo do Plano de Recompra, a Tenda foi autorizada a celebrar contratos derivativos referenciados nas ações da companhia, com o intuito de maximizar a eficiência da recompra.

As operações serão intermediadas pelas corretoras Agora Corretora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. e Itaú Corretora de Valores S.A..

O prazo máximo para a liquidação das operações realizadas dentro do plano de recompra foi definido em 18 meses, com início em 20 de janeiro de 2025.

As ações adquiridas no âmbito do plano serão posteriormente destinadas à concessão de stock grant aos funcionários da companhia, e reforçam o compromisso da companhia com seus colaboradores e com a criação de valor a longo prazo.

O conselho de administração da Tenda afirma que a aquisição de ações no âmbito do novo plano não compromete as obrigações da companhia, nem afeta o pagamento de dividendos obrigatórios, em virtude da liquidez e geração de caixa robusta.

A operação visa, sobretudo, o fortalecimento do relacionamento com os acionistas da Tenda (TEND3), por meio de uma estrutura de capital mais eficiente.

Sair da versão mobile