A XP Investimentos leu o balanço do quarto trimestre de 2023 (4T23) da Ultrapar (UGPA3) como sólido, por apresentar números em linha com as expectativas da casa, mas não o suficiente para alterar a recomendação neutra para o papel.
No EBITDA (lucro antes juros) ajustado, a companhia somou R$ 1.666 milhões, alta anual de 122%, 3% acima do que era estimado pela XP e 6% acima do consenso.
Já o EBITDA unitário da Ipiranga veio 4% acima da expectativa da casa, enquanto o EBITDA unitário da Ultragaz veio 3% abaixo da estimativa.
"O lado positivo é que a holding apresentou uma forte geração de caixa livre (reduzindo a alavancagem), e a Ipiranga teve outro trimestre excepcional (principalmente devido ao novo recorde de lucro bruto unitário), com o lado negativo sendo as despesas gerais e administrativas consolidadas, crescendo quase 40% e o guidance de CAPEX para 2024 vindo acima de nossas expectativas", comenta a XP.
A casa destaca que ainda enxerga a Ultrapar como uma empresa premium com um valuation elevado e, por isso, mantém sua recomendação neutra.
Nesta quinta-feira (29), as ações UGPA3 operam com queda de 0,13% a R$ 30,50.