Empresas

Vale (VALE3) inaugura primeira planta de briquetes para descarbonização e diversificação de clientes

Empresa se prepara para começar a atender cerca de 30 empresas interessadas em testar o inédito produto, sediadas principalmente na Europa e no Oriente Médio. Atualmente a maior demanda por essa matéria-prima vem da China

-
-

A Vale (VALE3) inaugura nesta terça-feira (12), a primeira planta de briquete de minério de ferro do mundo em Vitória, no Espírito Santo. Com isso, a mineradora dar um passo histórico em sua estratégia rumo à descarbonização e ampliação de sua base geográfica de clientes.

O briquete é capaz de reduzir em até 10% as emissões de CO2 na siderurgia e foi desenvolvido pela Vale em meio a várias iniciativas para diversificar seu portifólio e atender uma demanda global crescente por soluções para a transição energética.

Com isso, a empresa se prepara para começar a atender cerca de 30 empresas interessadas em testar o inédito produto, sediadas principalmente na Europa e no Oriente Médio. Atualmente a maior demanda por essa matéria-prima vem da China.

A mineradora também anotou pedidos de companhias em vários países, incluindo o Brasil, o que já garantiu uma demanda pelo briquete por pelo menos 18 meses, conforme disse à Reuters anteriormente o vice-presidente-executivo de Soluções de Minério de Ferro, Marcello Spinelli.

Testes com carga na primeira planta capixaba instalada em Tubarão foram realizados em agosto, permitindo a inauguração da unidade de 2 milhões de toneladas de capacidade por ano ainda neste ano. Uma segunda unidade, com capacidade para produzir 4 milhões de toneladas, deve entrar em operação no início de 2024, somando investimentos de 1,2 bilhão de reais.

A Vale prevê que em 2024 sejam produzidos cerca de 2,5 milhões de toneladas de briquetes, enquanto a empresa aumenta a produção para atingir a capacidade total futuramente.

Sair da versão mobile