Ações

Vale (VALE3): Lula cobra mais responsabilidade e diz que mineradora não pode monopolizar setor

Questionado, o petista ainda respondeu que não discute a sucessão do comando da companhia

- Ricardo Stuckert/Divulgação
- Ricardo Stuckert/Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que a Vale (VALE3) não pode ter o “monopólio” do setor mineral, mas, sim, deve ser “mais uma” no mercado e cobrou que a mineradora deve “prestar contas” ao Brasil, em entrevista à emissora “RedeTV”.

Questionado, o petista ainda respondeu que não discute a sucessão do comando da companhia e sim a questão mineral. Para endurecer a crítica, citou que a empresa enfrenta problemas em Minas Gerais (MG) e no Pará (PA) e relembrou o desastre em Brumadinho (MG).

“A Vale não pagou as desgraças que eles causaram em Brumadinho. Nós queremos que a Vale tenha mais responsabilidade”, disse.

Na entrevista, disse ainda que a empresa vende mais ativos do que produz minério de fério e declarou que a empresa tem perdido o jogo para rivais australianas. 

“Nós queremos ter uma nova política mineral, que esse país dê força a todas as empresas que querem cuidar dos chamados minerais críticos. O Brasil tem que ser explorado e a Vale não pode ter o monopólio. A Vale tem que ser mais uma empresa”, defendeu.

O petista defendeu, ainda, que as empresas brasileiras precisam seguir o “pensamento” do governo em curso.

“Ela [a Vale] não pode pensar que ela pode mais do que o Brasil. As empresas brasileiras precisam estar de acordo com o pensamento de desenvolvimento do governo brasileiro”, afirmou.

Sair da versão mobile