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Santos Brasil (STBP3) anuncia venda para CMA CGM por R$ 6,3 bi

Santos Brasil (STBP3) é vendida para CMA CGM por R$ 6,3 bi, aguardando aprovações do Cade e Antaq

Santos Brasil (STBP3) é vendida para a CMA CGM por R$ 6,3 bilhões, aguardando aprovações
Santos Brasil (STBP3) é vendida para a CMA CGM por R$ 6,3 bilhões, aguardando aprovações | (Reprodução site Santos Brasil)

A Santos Brasil (STBP3) anunciou a venda de sua operação para a gigante francesa CMA CGM por um valor impressionante de R$ 6,3 bilhões, um marco no setor de infraestrutura portuária no Brasil. O negócio envolve o maior terminal de contêineres do país, e sua conclusão depende ainda de aprovações importantes do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Essa transação reforça a crescente verticalização do setor portuário no Brasil, refletindo uma tendência global na qual as companhias de navegação, como a CMA CGM, estão ampliando sua atuação em terminais de contêineres, além de controlar a movimentação de cargas pelo mar. O anúncio é um dos maiores dos últimos anos no setor, reafirmando a importância estratégica do Porto de Santos no cenário global.

Infraestrutura da Santos Brasil (STBP3)

Controlada pelo grupo Opportunity, a Santos Brasil (STBP3) opera o Tecon Santos, o maior terminal de contêineres da América Latina, com 600 mil metros quadrados de área. Além deste, a empresa também possui terminais em Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA), além de um terminal de granéis líquidos em Itaqui (MA). No ano de 2022, a empresa registrou um lucro expressivo de R$ 504,3 milhões, consolidando-se como um dos players mais relevantes no setor portuário brasileiro.

CMA CGM e sua expansão global

Com sede em Marselha, na França, a CMA CGM é a terceira maior companhia de navegação do mundo, com operações em 160 países e a gestão de aproximadamente 60 terminais ao redor do globo. Sua atuação se estende para diversos tipos de cargas, reafirmando a tendência de diversificação e verticalização das operações no setor portuário. A compra da Santos Brasil (STBP3) se insere nesta estratégia, consolidando a presença da CMA CGM no mercado brasileiro e reforçando sua atuação na América Latina.

Verticalização do setor portuário brasileiro

A venda da Santos Brasil (STBP3) para a CMA CGM reflete uma tendência que já vinha sendo observada no Brasil, com a entrada de grandes armadores no controle direto de terminais de contêineres. Outro exemplo claro disso é a BTP (Brasil Terminal Portuário), um dos maiores terminais em Santos, controlado pela MSC e Maersk, duas das maiores operadoras de navios de carga do mundo. Essa mudança no setor busca integrar as operações de transporte marítimo e terrestre, aumentando a eficiência e a competitividade das empresas.

Interessados na compra da Santos Brasil (STBP3)

Há algum tempo, o mercado já especulava sobre a possível venda da Santos Brasil (STBP3). Além da CMA CGM, que agora formalizou o acordo, outra interessada que ganhou destaque foi a chinesa Cosco, uma das maiores companhias de navegação do mundo. A disputa entre grandes players globais pelo controle de terminais portuários estratégicos no Brasil destaca a relevância do país no comércio internacional, especialmente no que diz respeito ao movimento de cargas na América Latina.

Perspectivas para o futuro

Com a possível conclusão da venda, a Santos Brasil (STBP3) deve consolidar ainda mais sua posição como um dos maiores operadores portuários do país, agora sob a bandeira da CMA CGM. Essa mudança pode trazer novos investimentos e tecnologias para os terminais da empresa, ampliando sua capacidade de movimentação e modernizando suas operações. O setor portuário brasileiro, que já desempenha um papel crucial no escoamento de mercadorias do país, pode ver um salto de eficiência e inovação com a entrada da CMA CGM.

Essa movimentação também é um reflexo de uma nova fase do comércio global, em que grandes companhias estão buscando maior controle sobre toda a cadeia logística, desde o transporte marítimo até a gestão dos terminais onde as cargas são armazenadas e distribuídas. A verticalização deve continuar sendo uma tendência nos próximos anos, especialmente em regiões estratégicas como o Brasil.

FAQs

O que significa a venda da Santos Brasil (STBP3) para a CMA CGM?

A venda da Santos Brasil para a CMA CGM representa uma grande movimentação no setor portuário brasileiro, com a entrada de uma das maiores companhias de navegação do mundo no controle do maior terminal de contêineres do Brasil.

Qual o valor da transação entre Santos Brasil (STBP3) e CMA CGM?

O valor da transação foi de R$ 6,3 bilhões, conforme anunciado pelas empresas.

O que falta para a conclusão da venda?

A venda ainda depende de aprovações do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

Quais terminais a Santos Brasil (STBP3) opera?

A Santos Brasil opera o Tecon Santos (SP), o maior terminal de contêineres da América Latina, além de terminais em Imbituba (SC), Vila do Conde (PA) e Itaqui (MA).

Quem controlava a Santos Brasil antes da venda?

A Santos Brasil era controlada pelo grupo Opportunity.

Qual a importância da CMA CGM no cenário global?

A CMA CGM é a terceira maior transportadora marítima de contêineres do mundo, com operações em 160 países e a administração de cerca de 60 terminais globais.

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