Por Dhirendra Tripathi, da Investing.com – As ações da Bath Body Works (NYSE:BBWI) tinham alta de 5,6% por volta das 17h35 (horário de Brasília) desta quinta-feira (18), com a varejista de fragrâncias e acessórios divulgando vendas e lucros acima das estimativas do terceiro trimestre.
A empresa afirmou que vive um crescimento em fragrâncias corporais, residenciais e presentes e acessórios. Como esperado, a alta nas compras de sabonetes e higienizantes proporcionada pela pandemia cedeu.
Pelo mesmo motivo, as vendas diretas também caíram 17%, ficando em US$ 369 milhões.
A empresa teve boas respostas dos clientes quanto aos produtos sazonais de outono e de Halloween, e a avaliação dos clientes das duas novas fragrâncias, Fairytale e Open Sky, superou suas expectativas.
A margem bruta caiu 80 pontos base, em cerca de 50%, mas a queda não foi tão acentuada, graças ao controle da empresa nas despesas com promoções. Aumentos de preços ajudaram também a compensar custos mais altos com a cadeia produtiva e transportes.
A empresa fechou o trimestre com estoques 30% maiores e declarou satisfação com o início do período de festas de fim de ano.
A Bath & Body Works espera que as vendas do trimestre atual aumentem cerca de 8% e o lucro ajustado por ação fique em torno de US$ 4,38.
Apesar da perspectiva otimista, a empresa alertou que a inflação e os altos custos com matérias-primas podem decepcionar. Ela estima que seus custos com matéria-prima, rede de abastecimento e transporte fiquem US$ 100 milhões acima do previsto no quarto trimestre.
As vendas líquidas do terceiro trimestre de US$ 1,68 bilhão ficaram abaixo da marca do mesmo trimestre do ano passado, US$ 1,7 bilhão.
O lucro ajustado por ação de 92 centavos foi maior do que os 83 centavos da última vez.