Ações recomendadas

Assai (ASAI3): XP reforça recomendação de compra, ao observar esforços para desalavancagem financeira

Casa visitou à unidade Maracanã no Rio de Janeiro e se reuniu com executivos da empresa para discutir a estratégia da rede de atacarejo

- Assaí/Divulgação
- Assaí/Divulgação

A XP Investimentos concluiu que a prioridade do Assai (ASAI3) nos próximos trimestres é a desalavancagem financeira, com o CEO Belmiro Gomes atento à dinâmica dos juros, o que pode levar a empresa a revisar seu plano de expansão.

Atualmente, a alavancagem da empresa está em 3,65x, uma redução significativa no segundo trimestre na comparação com o mesmo período de 2023, onde se registrou uma dívida líquida/EBITDA (lucro antes juros) de 4.25x.

Além disso, a casa afirmou que a campanha deve impulsionar as vendas no terceiro trimestre, especialmente em um cenário macroeconômico desafiador. Essa avaliação da XP surge após uma visita à unidade Maracanã do Assaí no Rio de Janeiro e reunião com executivos da empresa para discutir a estratégia da rede de atacarejo.

Após o encontro, a casa manteve sua recomendação de compra para as ações ASAI3.

A casa também observou que o Assaí tem adotado medidas focadas na gestão de lojas e serviços, incluindo a implementação de açougues em parceria com a Friboi em quase todas as lojas.

No entanto, a XP apontou que os níveis de CAPEX, embora ligeiramente normalizados, ainda representam um desafio para a empresa. “O Rio de Janeiro, onde o atacarejo ainda está em desenvolvimento, oferece um potencial significativo de crescimento”, comenta.

Nesta segunda-feira (19), os papéis da companhia operam em alta de 1,17% a R$ 10,37, por volta das 11:30.

Sair da versão mobile