Após uma onda de vendas em junho, o Bitcoin (BTC) pode ter atingido um ponto de inflexão. Assim, é possível uma recuperação em breve, de acordo com um novo relatório de analistas da exchange Bitfinex.
O preço do Bitcoin teve uma queda abaixo da média móvel de 120 dias em 3 de julho, chegando a US$ 53 mil. Essa desvalorização acontece em meio a um clima de medo, incerteza e dúvida impulsionado pelo início dos reembolsos aos credores da Mt. Gox e distribuição de criptomoedas pelo governo alemão.
No entanto, os analistas da Bitfinex observaram que, apesar da volatilidade recente, o Bitcoin pode ter chegado a um ponto de inflexão. Essa análise se baseia em dados de mercado do fim de semana, mesmo que a Mt. Gox ainda não tenha distribuído a totalidade dos BTCs.
Vendas de Bitcoin por governos representam impacto mínimo no mercado
Um dos fatores que contribuem para a perspectiva otimista da Bitfinex é a quantidade relativamente pequena de Bitcoin vendida por governos em relação ao volume total de BTC negociado no mercado. Segundo o relatório, apesar do valor nominal significativo das vendas realizadas pelas autoridades alemãs, como proporção de todo o Bitcoin comprado e vendido desde 2023, esse número representa apenas 4%.
Apesar do grande valor nominal, “o número real de Bitcoins transferidos para as exchanges equivale a apenas centenas de milhões de dólares, o que sugere que o impacto real no mercado e o excesso de oferta de Bitcoins apreendidos pelo governo são relativamente mínimos”, observou o relatório desta segunda-feira (8).
SOPR e taxas de financiamento negativas sinalizam fundo em formação
Outros indicadores que influenciam na hipótese de um fundo local para o Bitcoin são a queda no índice de lucro realizado de saída gasta (SOPR) e as taxas de financiamento negativas.
O SOPR é uma métrica que mede o lucro ou perda realizado em um determinado dia para carteiras pertencentes a um grupo específico de investidores. Segundo a Bitfinex, o SOPR para detentores de curto prazo atingiu 0,97 em 6 de julho, indicando que esse grupo não está vendendo com prejuízo.
“Historicamente, períodos de taxas de financiamento negativas combinadas com baixos valores de SOPR de curto prazo frequentemente marcaram o fundo das correções de preço”, acrescenta os analistas da Bitfinex.
“Taxas de financiamento negativas sugerem que a pressão de venda é alta ou que os vendedores estão dominando o mercado, mas também podem indicar que o mercado está sobrevendido. Quando essa condição de sobrevenda se alinha com um SOPR em recuperação, muitas vezes sinaliza que o mercado está encontrando um piso.”