Em uma votação, a Câmara dos Representantes dos EUA aprovou um projeto de lei que visa impedir a criação de uma moeda digital do banco central (CBDC) nos Estados Unidos. CBDCs são criptomoedas emitidas e regulamentadas pelo Banco Central de determinado país.
O projeto de lei, intitulado Lei Estadual Anti-Vigilância do CBDC, foi aprovado por 216 a 192 votos, com forte apoio dos republicanos e oposição quase unânime dos democratas. O criador do projeto, o deputado Tom Emmer, argumenta que os CBDCs representam uma ameaça à privacidade financeira dos americanos.
Ele disse anteriormente que os CBDCs são “dinheiro programável controlado pelo governo que, se não for projetado para emular dinheiro, poderia dar ao governo federal a capacidade de vigiar as transações dos americanos e sufocar atividades politicamente impopulares”.
CoinEx Research divulga relatório mensal sobre mercado de criptomoedas em abril de 2024
O Federal Reserve, por sua vez, tem se mostrado cauteloso em relação à emissão de um CBDC. O presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou que o banco central ainda não está "nem perto" de tomar uma decisão sobre a questão e que qualquer CBDC seria emitido através do sistema bancário existente.
“A última coisa que desejaríamos – nós, o Federal Reserve, desejaríamos – seria ter contas individuais para todos os americanos, ou para qualquer americano”, disse Powell em março. "Apenas os bancos têm contas no Fed e é assim que vamos mantê-las."