Segundo dados da Glassnode, empresa de inteligência de mercado, os detentores de longo prazo (long-term holders, ou LTHs) do Bitcoin (BTC) estão começando a acumular moedas pela primeira vez desde dezembro de 2023, após meses de vendas.
No relatório “O Touro Calmo” da terça-feira (29), os analistas escrevam que “residindo perto de seu máximo histórico, o Bitcoin continua a se consolidar, com os detentores de longo prazo começando a reacumular moedas pela primeira vez desde dezembro de 2023”.
“O paralelo que podemos traçar com a atual estrutura do mercado sugere que a tendência ascendente de 2023-24 pode ser um mercado em grande parte impulsionado pelo mercado spot. Esta visão é apoiada pelo lançamento e entradas nos ETFs à vista dos EUA”, argumenta os analistas.
A Glassnode observa que os ETFs spot de Bitcoin baseados nos EUA registraram um fluxo líquido diário de US$ 242 milhões na semana passada. Essa entrada de capital, quase oito vezes maior que a pressão de venda diária dos mineradores, demonstra o forte interesse dos investidores institucionais em Bitcoin.
Embora o mercado esteja em alta, a Glassnode observa que o ciclo de valorização do BTC nos últimos três meses tem sido mais moderado do que em ciclos de alta anteriores.
Nos últimos 90 dias, o Bitcoin registrou ganhos semanais, mensais e trimestrais superiores a 3,3%, 7,4% e 25,6%, respectivamente, em apenas cinco dos dias. Em ciclos anteriores, essa contagem era de 18 a 26 dias, sugerindo que o mercado atual pode estar se comportando de forma mais comedida.
Apesar da mudança no comportamento dos LTHs e dos indicadores positivos, o preço do Bitcoin apresentou uma queda de 0,0,33% nas últimas 24 horas, sendo negociado a US$ 67.485, de acordo com cotação do Investing.