Criptomoedas

Gopax reduz perdas em 2023, mas dívidas da Genesis persistem

Desempenho da exchange foi melhorado em comparação com 2022

A Gopax, exchange de criptomoedas sul-coreana apoiada pela Binance, divulgou seu relatório financeiro anual, revelando um prejuízo líquido de 51,3 bilhões de won coreanos (US$ 37 milhões) em 2023. Embora ainda represente uma perda, o valor é consideravelmente menor que os 90,6 bilhões de won perdidos em 2022. 

A exchange apresentou melhora no desempenho operacional em 2023, com um aumento de 97% na receita (atingindo 3,1 bilhões de won) e uma diminuição de 78% no prejuízo operacional líquido (para cerca de 17 bilhões de won). 

Esses resultados positivos refletem o clima favorável ao mercado de criptomoedas na Coreia do Sul, que se consolidou como um dos mais ativos do mundo. Em novembro de 2023, o won sul-coreano ultrapassou o dólar americano como principal par fiduciário para negociação de criptomoedas, de acordo com a Bloomberg. 

Grayscale reduzirá taxas de ETF de Bitcoin (BTC) após "amadurecimento" do mercado, diz CEO

No entanto, um grande obstáculo permanece para a Gopax: dívidas pendentes com a Genesis Global Capital. A Genesis suspendeu saques em novembro de 2022 devido a uma crise de liquidez relacionada ao seu envolvimento com a FTX.  

A Genesis era a operadora do serviço GoFi da Gopax, que ainda tem uma dívida pendente de 63,7 bilhões de won com seus usuários, como aponta o relatório financeiro. 

Em fevereiro de 2023, a Binance adquiriu a Gopax com o objetivo de resolver seus problemas de liquidez e garantir uma porta de entrada no mercado sul-coreano. Contudo, a aprovação da transferência de propriedade pela autoridade financeira local vem sendo adiada repetidamente. O receio das autoridades está relacionado com as questões jurídicas enfrentadas pela Binance nos Estados Unidos. 

Sair da versão mobile