O banco de investimento TD Cowen forneceu um novo cronograma para a aprovação de um ETF de Ethereum (ETH) à vista nos Estados Unidos, prevendo que a Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio (SEC) só dará luz verde entre o final de 2025 e o início de 2026.
Em uma nota publicada nesta segunda-feira (29), o TD Cowen Washington Research Group, liderado por Jaret Seiberg, argumenta que a aprovação em 2024 é improvável devido a questões políticas. “Acreditamos que não há vantagens para o presidente da SEC, Gary Gensler, aprovar um ETF Ethereum à vista, dado o quão chateados os democratas progressistas ficaram com a aprovação da agência de um ETF Bitcoin à vista no início deste mês", argumentou.
Segundo o banco, o presidente da SEC, precisa do apoio dos progressistas para levar adiante sua agenda neste ano eleitoral. Além disso, o TD Cowen disse que Gensler não tem pressa, pois “primeiro ele gostaria de ter mais experiência com o desempenho dos ETFs Bitcoin à vista recentemente aprovados”.
“Isso é consistente com sua abordagem mais ampla à criptografia, que é avançar de forma incremental e lenta quando se trata de fornecer aprovações regulatórias ou clareza."
Justiça brasileira condena Binance por litigância de má-fé
A SEC já adiou sua decisão sobre a proposta da Grayscale Investments para um ETF de Ethereum à vista diversas vezes. O banco de investimento acredita que a análise das aplicações de ETFs de Ethereum à vista pode levar um tempo considerável, e que a SEC pode até mesmo rejeitar a mudança de regra, o que levaria a ainda mais atrasos.
Embora a aprovação de uma legislação abrangente sobre criptomoedas pelo Congresso americano em 2025 seja improvável, o TD Cowen acredita que a aprovação de um ETF de Ethereum à vista ainda pode acontecer até o final de 2025 ou início de 2026.
O mandato de Gary Gensler, presidente da SEC, termina em junho de 2026, o que pode influenciar sua decisão sobre a aprovação de novos ETFs de criptomoedas.