As criptomoedas estão se tornando um assunto importante na política americana. A equipe de campanha de Kamala Harris, atual vice-presidente dos Estados Unidos e agora a principal candidata democrata para a eleição presidencial de 2024, começou a investigar o crescente setor de criptomoedas.
Uma fonte anônima, em contato com membros da equipe de Kamala, revelou que a campanha tem se interessado em entender o impacto e a relevância das criptomoedas no cenário econômico atual do país.
As discussões, descritas como “conversa introdutória de nível relativamente alto”, buscam esclarecer por que as criptomoedas estão atraindo tanta atenção. Além disso, outra preocupação quais foram as interações anteriores entre o setor e o conselheiro econômico do presidente Joe Biden.
“Minha impressão é que eles entendem que isso importa”, disse a fonte ao The Block. “Eles querem ter posições sobre isso, eles vão levar o tempo que for preciso.”
Kamala Harris contra Trump
Kamala Harris se tornou a principal candidata do Partido Democrata após o atual presidente Joe Biden anunciar, no último domingo (21), que não concorreria à reeleição. Assim, Kamala é a favorita para enfrentar o ex-presidente Donald Trump nas urnas.
Trump, por sua vez, fez promessas de acabar com o que ele chamou de “repressão ilegal e antiamericana” à indústria de criptomoedas dos EUA, declarando-se como o primeiro “presidente pró-criptomoedas”. A campanha de reeleição de Trump já recebeu cerca de US$ 3 milhões em criptomoedas desde que o candidato anunciou que aceitaria contribuições em ativos digitais.
Kamala consulta especialistas do setor
Relatos também sugerem que a equipe de Harris iniciou conversas com o bilionário Mark Cuban, conhecido por seu interesse e investimentos em tecnologia blockchain. Ele teria confirmado ao Decrypt que conselheiros de Harris buscaram entender mais sobre criptomoedas.
Kristin Smith, CEO da Blockchain Association, afirmou que também tentou entrar em contato com a campanha de Harris e aguarda uma resposta positiva. “Esperamos mostrar à equipe de Harris que o setor precisa de regulamentações equilibradas”, disse Smith. Ela também sugeriu que essa seja uma oportunidade para Harris mostrar liderança no Partido Democrata.
O debate político em torno das criptomoedas nos EUA
Moe Vela, ex-assessor sênior de Biden e atual consultor da criptomoeda Unicoin, destacou a importância das criptomoedas no cenário político americano. Com mais de 75 milhões de americanos envolvidos com criptoativos, Vela argumenta que é importante para qualquer campanha presidencial articular uma visão clara sobre como as criptomoedas serão integradas nos sistemas financeiros e de investimento dos EUA.
“Acho que é absolutamente imperativo, quero dizer, é simplesmente tolo para qualquer campanha não reconhecer o poder político de mais de 75 milhões de eleitores em potencial”, afirmou Vela.