Pioneiros

Primeiro ETF de Solana (SOL) do mundo é aprovado no Brasil

Produto é oferecido pela QR Capital e distribuído pela Vortx e ainda não tem data de lançamento

Primeiro ETF de Solana (SOL) do mundo é aprovado no Brasil

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aprovou lançamento do primeiro ETF de Solana, não apenas do Brasil, mas de todo o mundo. Este produto de investimento, oferecido pela QR Capital e administrado pela Vortx, será negociado na B3, a Bolsa de Valores brasileira.  

Até o momento, o cenário global para investimentos em Solana era dominado por ETPs, como o 21Shares Solana ETP (ASOL) na Suíça, disponível na SIX Swiss Exchange, e o CoinShares Physical Solana. Além do ETC Group Physical Solana, ambos negociados na Deutsche Börse Xetra, na Alemanha.  

Informações obtidas pelo Cointelegraph indicam que o ETF de Solana está atualmente em sua fase pré-operacional. Espera-se que o ETF esteja disponível no mercado em até 90 dias, mas ainda não há uma data certa para o lançamento, pois ainda é preciso da aprovação da B3 para o inicio das negociações.

Na etapa atual, o fundo começa a captar recursos iniciais de investidores e formaliza contratos com prestadores de serviços, como administradores, gestores e custodiantes.  Além disso, é feita a aquisição dos ativos necessários para compor a carteira do fundo.  

Agora com o ETF de Solana, o Brasil se destaca por oferecer um produto direto e transparente. O produto terá como referência o preço CME CF Solana Dollar Reference Rate F, uma taxa que fornece uma medida confiável e transparente do valor do Solana (SOL) em dólares americanos (USD). 

O índice de preço de referência é calculado a partir de dados de transações realizadas nas principais exchanges de criptomoedas. Estes dados são agregados de maneira a eliminar ruídos e distorções, garantindo que o índice reflita com precisão o preço médio ponderado do Solana em um determinado período.  

Essa metodologia filtra transações diferentes e movimentos de mercado atípicos, assegurando que o índice ofereça uma cotação padronizada e precisa do preço da Solana. 

Sair da versão mobile