As chances de que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desista de sua candidatura à reeleição saltaram para 80% na plataforma de mercado de previsão de criptomoedas Polymarket, segundo novos relatórios. Informações sugerem que Biden pode anunciar sua decisão de se retirar da corrida presidencial já neste fim de semana.
Até dois dias atrás, essas probabilidades estavam em torno de 33% no Polymarket, mas desde então mais que dobraram. A Axios informou na manhã de quinta-feira (18) que a pressão está crescendo entre os democratas e aliados próximos para que Biden desista nos próximos dias, citando várias fontes importantes dentro do partido.
Biden, atualmente com 81 anos e tendo recentemente testado positivo para Covid-19, tem enfrentado uma crescente pressão após um debate do mês passado. Esse evento abalou as discussões sobre a possibilidade de desistência do presidente para reeleição.
Na semana passada, líderes democratas de destaque, incluindo o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, aconselharam Biden a desistir, de acordo com a ABC News.
A ex-presidente da Câmara, Nancy Pelosi, informou a Biden que as pesquisas indicam que ele não conseguiria derrotar o candidato presidencial republicano e ex-presidente Donald Trump, afirmando que Biden poderia “arruinar as chances dos democratas de conquistar a Câmara”, conforme relatado pela CNN.
Diversos nomes de possíveis candidatos democratas têm sido mencionados pela mídia, incluindo a vice-presidente Kamala Harris, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, o governador de Illinois, JB Pritzker, e a governadora de Michigan, Gretchen Whitmer. No Polymarket, as apostas indicam que Kamala Harris é a favorita para ser a candidata democrata, com probabilidades estabelecidas em 59% na tarde de quinta-feira.