A Petrobras (PETR3)(PETR4) anunciou o lançamento de um projeto voltado à mineração de Bitcoin (BTC) e à aplicação da tecnologia blockchain em sua cadeia de valor, como parte de sua estratégia para transição de baixo carbono.
O projeto envolve tokenização de ativos e estudos sobre o impacto da tecnologia na empresa, de acordo com informações do portal BlockNews.
Petrobras vai minerar Bitcoin?
O projeto conta com a colaboração do Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpe), da Universidade Petrobras e do Ledger Labs da Escola de Negócios da PUC-Rio.
Marcelo Curi, Champion de Implantação, disse que o projeto de mineração de Bitcoin envolve diversas áreas da empresa e outras instituições.
Para saber mais sobre criptomoedas, acesse o portal MyCryptoChannel.
Outros projetos
Além disso, a Petrobras já possui histórico de envolvimento com blockchain. Em 2023, a empresa, em parceria com o Banco do Brasil, implementou soluções em blockchain para agilizar pagamentos.
Assim, o tempo médio de oito dias úteis caiu para apenas três horas. No ano passaod, a Petrobras fez uma parceria com a Fundação Cardano. A iniciatica disponibilizou workshops e programas de capacitação em blockchain para os funcionários da empresa por meio da Cardano Academy.Blockchain no setor financeiro
A Petrobras também colabora com outras iniciativas nacionais de blockchain, como o Sistema Brasileiro de Poderes (SBP), desenvolvido pelo Banco do Brasil, que otimiza processos financeiros de empresas.
Além disso, o Sistema Financeiro Digital (SFD), desenvolvido em conjunto por instituições como Caixa Econômica Federal e Santander, tem acelerado transferências 24/7 entre bancos.