Ibovespa

Desempenho da bolsa de valores pode dar sinais sobre crescimento do PIB, diz Inter

Os analistas ressaltam que essa correlação fica ainda mais evidente em períodos de maior volatilidade

- Jcomp/Freepik
- Jcomp/Freepik

Por Ana Julia Mezzadri, da Investing.com – Em relatório distribuído na quinta-feira (20), analistas do Banco Inter (SA:BIDI4) exploram a correlação entre o desempenho da bolsa de valores, medido pelo Ibovespa, e o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

Diferentemente do que seria possível pensar, a relação entre os dois indicadores não é contemporânea, segundo o banco. Na realidade, a correlação mais significativa está no retorno do Ibovespa em um trimestre e o crescimento do PIB nos três meses seguintes. Ou seja: “o desempenho da bolsa de valores seria um indicador antecedente da atividade econômica”, explica o relatório.

O fato de não haver correlação contemporânea se dá por uma série de fatores, como a baixa representatividade das empresas listadas no total do PIB e a concentração de setores na bolsa.

O poder do Ibovespa de “antecipar” o crescimento econômico tem dois motivos principais: primeiramente, a valorização dos ativos financeiros está muito ligada ao aumento de confiança por parte dos empresários, e o aumento do valor das ações das empresas estimula investimentos em produção, empurrando o PIB para cima.

Em segundo lugar, o maior valor de mercado das ações também está ligado à confiança do consumidor. “A maior percepção de riqueza real pelos agentes estimula um consumo mais elevado, que por sua vez impacta na demanda agregada e no nível da atividade econômica nos meses seguintes”, dizem os analistas. 

Os analistas ressaltam ainda que essa correlação fica ainda mais evidente em períodos de maior volatilidade.

Sair da versão mobile