O mercado de criptomoedas, incluindo o Bitcoin (BTC), pode se beneficiar das novas medidas de estímulo fiscal da China. Segundo analistas, esses estímulos podem aumentar a liquidez e favorecer ativos de risco, como os criptoativos.
O Ministro das Finanças da China, Lan Fo’an, deve anunciar neste sábado novas políticas fiscais. O mercado global aguarda com expectativa, e a injeção de liquidez na economia chinesa pode impactar o BTC.
Por isso, os analistas da Bitfinex acreditam que a liquidez injetada pelo governo chinês não ficará restrita ao mercado interno. Os ativos de risco globais, incluindo o Bitcoin, podem sentir esse efeito.
“Esperamos que uma boa quantidade de liquidez injetada no mercado se reflita em todos os ativos de risco, incluindo criptomoedas”, informaram os analistas da Bitfinex em nota ao The Block.
Aumenta a volatilidade no mercado de Bitcoin
Apesar da volatilidade do Bitcoin estar relativamente baixa nas últimas semanas, os analistas apontam que os novos estímulos fiscais da China podem provocar uma alta repentina.
Nesta sexta-feira (11), o BTC é negociado a US$ 62,3 mil com avanço de 0,20% nos último sete dias.
Entretanto, o Bitcoin atingiu US$ 59 mil na última quinta-feira (10) após a passagem do furacão Milton pelos Estados Unidos.
Mas, mesmo sendo uma medida antecipada, o anúncio oficial da China pode levar a um aumento temporário na volatilidade.
O pacote de estímulos pode trazer surpresas positivas para os ativos de risco, acrescentam os analistas. E isso acontecerá se “as medidas forem maiores ou mais agressivas do que o esperado”.
Por isso, o diretor do Digital Asset Group, Alex Tapscott, acredita que a intervenção da China no setor financeiro pode aumentar a demanda por criptoativos.
“A flexibilização das condições monetárias e fiscais coloca uma oferta em risco de ativos, e as criptomoedas provavelmente se beneficiarão”, afirmou Tapscott.
Eleições nos EUA podem influenciar o mercado
O cenário das eleições nos EUA também é um fator importante para o mercado de criptomoedas.
O ETC Group afirmou que a combinação de eleições presidenciais e estímulos globais poderá impulsionar o ciclo de valorização do Bitcoin.
“Se as eleições dos EUA fossem realizadas hoje, uma vitória de Trump poderia implicar um aumento de aproximadamente 10,7% no preço do Bitcoin”, explicaram os analistas.
Porém, para eles “uma vitória de Harris poderia levar a um declínio de 10,5%, com base em sensibilidades históricas”.