O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, convocou uma reunião emergencial com sete ministérios para esta terça-feira (25), no Palácio do Planalto. O assunto da reunião são as queimadas que afetam várias partes do Brasil.
O encontro será realizado na sala de situação e prevenção de queimadas. Ela foi criada pelo governo federal para monitorar de perto os incêndios e definir medidas estratégicas.
Participarão da reunião representantes dos ministérios da Justiça, Meio Ambiente, Desenvolvimento Agrário, Integração e Desenvolvimento Regional, além das Secretarias de Relações Institucionais e Geral da Presidência.
Na semana passada, a Casa Civil já havia reunido governadores das regiões Centro-Oeste e Norte, áreas mais afetadas pelos incêndios, para discutir o tema.
A liberação de novos recursos para o combate ao fogo está sendo analisada pela Casa Civil. O governo já destinou R$ 514 milhões em crédito extraordinário para ajudar os estados que enfrentam a crise ambiental. Parte desses recursos serão sido usada para a compra de equipamentos e recursos para aas equipes de combate aos incêndios.
No inicio do mês, o o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), afirmou, que o mundo precisa se comprometer com medidas urgentes para combater o aquecimento global.
“Infelizmente, as previsões se confirmaram, mas não só para o Mato Grosso, mas todo o Brasil queimando. Eu acho que Deus nos permite mostrar também para o mundo que precisamos de medidas urgentes”, afirmou Fávaro.