Por Gabriel Codas

Investing.com – A Mirae Asset divulgou na manhã desta segunda-feira a atualização da carteira recomendada para fevereiro, com realização de importantes mudanças em sua composição. Os analistas optaram por realizar três trocas, dos dez ativos que fazem parte. Deixaram a lista CCR (SA:CCRO3), Petrobras (SA:PETR4) e Vale (SA:VALE3) e entram MRV, Raia Drogasil e Rumo.

Em janeiro, as recomendações acumularam perdas de 0,80%, superando assim o Ibovespa, que caiu 1,68% no último mês do ano. O destaque positivo do período ficou para o os papéis do Magazine Luiza (SA:MGLU3), que saltaram 17,1%. Na ponta oposta, BRF (SA:BRFS3) cedeu 13,2%.

Na carteira de dividendos, as perdas foram de 0,4%, ficando para o índice e referência da bolsa, que cedeu ,6% no período. A maior alta ficou para Qualicorp (SA:QUAL3), com 11,8% e a maior queda para Itaú Unibanco (SA:ITUB4), em 11,5%.

Na de small caps, os ganhos foram de 4,1%, ganhando do índice e referência da bolsa, que somou 0,5% no período. A maior alta ficou para Via Varejo (SA:VVAR3), com 25,3% e a maior queda para CVC (SA:CVCB3), de 16,7%.

Para fevereiro, a equipe destaca que o período começa com as atenções voltadas para o coronavírus. A preocupação geral é que a propagação da doença continue se apresentando em progressão geométrica na China e novos casos de contaminação podem ser anunciados em outros países, por conta de pessoas que passaram pelas regiões afetadas na China. É importante citar que a região do foco da doença registra grandes centros industriais e apresenta grande fluxo de executivos de diferentes países.

Por outro lado, o mês de fevereiro será curto, já que acontece o feriado de carnaval no meio do período. O mês ainda será marcado pela divulgação por aqui de grande número de balanços do 4T19, com destaque para Bradesco, Klabin, Lojas Renner, Itaú, Suzano, Banco do Brasil, Usiminas, Gerdau, Pão de Açúcar, Magazine Luiza, Petrobras e Vale. A agenda econômica será importante, pois trará dados de atividade relativos ao mês de janeiro/20 e isto irá ajudar a mensurar como está se comportando a economia mundial.

O Banco Central irá anunciar sua decisão para taxa de juros, sendo esperado que a Selic seja reduzida para 4,25%. O governo Bolsonaro vai enviar os textos das reformas tributária e administrativa para o Congresso antes do carnaval para que se inicie a avaliação/ajustes para aprovação.

A rapidez na finalização destes processos no Congresso e Senado é fundamental, pois precisam ser finalizados até o final do 1S20, já que o semestre seguinte deverá ficar comprometido com as eleições municipais.

Diante da incerteza da evolução do coronavírus, a corretora assumiu nas carteiras uma seleção de ativos com perfil defensivo.

Composição:

Meta: BRF (SA:BRFS3), Cogna, Romi (SA:ROMI3), Magazine Luiza (SA:MGLU3), MRV (SA:MRVE3), Pão de Açúcar (SA:PCAR4), Raia Drogasil (SA:RADL3), Qualicorp (SA:QUAL3), Rumo (SA:RAIL3) e Ultrapar (SA:UGPA3).

Dividendos: BB Seguridade (SA:BBSE3), Engie (SA:EGIE3) Brasil, Fleury (SA:FLRY3), Itaú Unibanco (SA:ITUB4), Itaúsa (SA:ITSA4), Porto Seguro (SA:PSSA3), Qualicorp (SA:QUAL3), Senapar, Taesa (SA:TAEE11) e Isa Cteep.

Small Caps: Bradespar (SA:BRAP4), Cyrela (SA:CYRE3), EDP (SA:ENBR3) Brasil, Fleury (SA:FLRY3), MRV (SA:MRVE3), Qualicorp (SA:QUAL3), Sanepar (SA:SAPR11), TAESA (SA:TAEE11), Via Varejo (SA:VVAR3) e Yduqs.

  • Simulador Online de Investimentos SPACEMONEY

    Acesse nosso Simulador de Investimento e descubra as melhores aplicações financeiras para o seu bolso e perfil.

    Simulador Online